Amanda Teixeira Dias (PL), filha do ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL), Marcelo Álvaro Antônio, tomou posse como deputada estadual no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na manhã desta terça-feira (11). Amanda assume o cargo após Alê Portela, também do PL, ter deixado a posição para assumir a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).
Em cerimônia conduzida pelo presidente da Casa, Tadeu Martins Leite (MDB), a parlamentar afirmou que representa “os eleitores de direita cristãos”. Em discurso, ela declarou que pretende fortalecer a gestão do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e atuar como oposição ao presidente Lula (PT) e à esquerda. Durante seu mandato, ela pretende combater ideias de esquerda, além de focar em investimentos em saúde e proteção da infância.
Ela é neta de Álvaro Antônio Teixeira Dias, que foi vereador de Belo Horizonte na década de 1970 pela Arena, partido que surgiu durante a Ditadura Militar. Ele também foi deputado estadual, Secretário dos Transportes no governo Tancredo Neves, vice-prefeito de Belo Horizonte e deputado federal na década de 1980.
“O meu avô sempre combateu a esquerda na região do Barreiro e ele, inclusive, era filiado ao partido Arena. O combate à esquerda vem como uma tradição familiar. Essas ideias [de esquerda] vêm de uma minoria que tem uma cartilha pronta para doutrinar as nossas crianças e jovens, movimentos que pregam a libertinagem como o movimento LGBT e feminismo, que quer trazer pautas que degradam a imagem feminina. Isso tudo não representa a família tradicional mineira, não representa os cristãos que são maioria aqui no Estado”, declarou a O TEMPO no início de julho.
Ela ainda reafirmou ser base do governo Zema na Casa. “Penso que uma das atribuições do Poder Legislativo é também dar governabilidade ao Executivo, principalmente quando é um governo bem-intencionado, como é o caso aqui em Minas Gerais. Serei base do governo Zema, e essa decisão aconteceu de maneira muito natural e, principalmente, por tanta afinidade”, disse.