O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visita, nesta quinta-feira (27/6), em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, o canteiro de obras da Avenida Maracanã. A agenda é a primeira de Lula desde o início do terceiro mandato em Contagem, que, administrada pela prefeita Marília Campos (PT), é o maior colégio eleitoral gerido pelo partido no Brasil.

Após desembarcar no Aeroporto da Pampulha às 14h53, Lula chegou com atraso de quase duas horas à região de Nova Contagem, onde acontecem as obras. A princípio, a chegada estava prevista pra 15h, mas, em razão de compromissos anteriores do presidente em Brasília (DF), se atrasou. Marília o presidente já no local do evento, onde ela chegou às 14h40.

Além de Lula, a comitiva do Palácio do Planalto tem o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, os ministros das Cidades, Jader Filho, das Minas e Energia, Alexandre Silveira, da Saúde, Nísia Trindade, dos Transportes, Renan Filho, e da Cultura, Margareth Menezes. Lula foi recebido por, aproximadamente, 1.500 pessoas entre moradores da região, servidores públicos da Prefeitura de Contagem e integrantes do Movimento dos Trabalhadores sem Terra.  

O evento ainda tem a presença do deputado federal Miguel Ângelo (PT), Igor Timo (Podemos), Dandara (PT), Patrus Ananias (PT) e do ex-deputado federal Fábio Ramalho (MDB). O deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Belo Horizonte Rogério Correia (PT) também está presente e alfinetou a ausência do prefeito Fuad Noman (PSD). "É uma pena que o prefeito Fuad não esteja aqui. Nós sentimos muito a ausência do prefeito, porque queríamos que ele sentisse o poder da militância", provocou Rogério.

Fuad, que ainda alimenta a expectativa de ser apoiado por Lula na candidatura à reeleição, atribuiu a ausência na agenda do presidente nesta quinta e nesta sexta-feira (27/7), em Belo Horizonte, a compromissos previamente agendados. Entretanto, o prefeito recebeu Lula no desembarque no Aeroporto da Pampulha. 

Além dos deputados federais, estão presentes  os deputados estaduais Dr. Jean Freire (PT), Andréia de Jesus (PT), Leleco Pimentel (PT), Lohana (PV), Ricardo Campos (PT) e Macaé Evaristo (PT). O ex-deputado estadual João Batista Mares Guia, que recentemente voltou ao PT, também está em Contagem, assim como o vereador Bruno Pedralva (PT). 

A Avenida Maracanã, que é financiada com recursos do governo Lula e da Prefeitura de Contagem, terá 4,5 quilômetros e integrará a cidade às vizinhas Esmeraldas, Betim e Belo Horizonte. As obras ainda ajudarão a enfrentar enchentes, já que vai ter um canal de macrodrenagem do córrego Maracanã/Matadouro de 3,5 quilômetros. 

Após visitar as obras da Avenida Maracanã, Lula terá uma agenda nesta sexta, prevista para 10h, no Minascentro, em Belo Horizonte. O presidente deve fazer um anúncio geral do governo para todo o Estado de Minas Gerais. Durante o evento, devem ser detalhados o PAC Patrimônio Histórico, um pacto pelo trabalho decente no setor de energia elétrica e mineração, e a assinatura de contratos para obras de linhas de transmissão no valor de R$ 3,5 bilhões. 

Além disso, devem ser lançadas duas pedras fundamentais nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) de São João e Minas Novas, e também será apresentada a consolidação de investimentos e a expansão do IFMG em Ipatinga. Ainda na sexta-feira, Lula estará em Juiz de Fora, na Zona da Mata, para inaugurar o viaduto Roza Cabinda. A agenda está prevista para acontecer às 15h.

Inicialmente, a expectativa é que na nova visita a Minas, a quarta neste ano, as cidades de Governador Valadares, no Rio Doce, e de Montes Claros, no Norte de Minas, estivessem no roteiro, já que os deputados federais Leonardo Monteiro (PT) e Paulo Guedes (PT) são pré-candidatos às prefeituras. Entretanto, por motivos logísticos, Valadares e Montes Claros ficaram fora da agenda. Uma nova data deve ser em breve agendada.