No dia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, para visitar obras da prefeitura comandada por Marília Campos (PT) e se encontrar com a militância petista, o município registrou faixas de apoio e rejeição ao mandatário espalhadas pelas principais vias da cidade.
Com frases que vão desde “Marília e Lula juntos por Contagem” até “Escondam as carteiras, Lula está em Contagem”, os dizeres puderam ser avistados logo nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (27). Para facilitar a visualização, os autores fixaram as faixas em pontos estratégicos para rápida leitura, como cruzamentos de vias, passarelas, viadutos e na trincheira da Praça da Cemig, na altura do bairro Cidade Industrial.
Apesar de a maior parte do material encontrado pela reportagem fazer referências positivas à relação política entre Lula e Marília Campos – que é prefeita da maior cidade governada pelo PT no país e busca a reeleição –, a Prefeitura de Contagem garantiu que o material não foi produzido pela administração municipal. Em nota, o Executivo informou, inclusive, que registrou um boletim de ocorrência para que o caso seja apurado.
“As faixas em questão não foram produzidas pela administração municipal nem por pessoas e/ou partidos ligados à prefeita Marília Campos. As medidas cabíveis estão sendo tomadas pela Prefeitura junto à Polícia Civil para a identificação e eventual punição dos responsáveis por afixar as faixas apócrifas em diversos pontos da cidade. As faixas foram recolhidas pelas equipes da Prefeitura”, informou a prefeitura, em nota.
Ainda segundo o município, “todo o chamamento feito para o evento com o presidente da República foi produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação e teve caráter institucional, seguindo o princípio da impessoalidade na administração pública”.