O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo) afirmou ter ouvido diretamente do presidente Lula nesta quinta-feira (26) em Contagem que o problema da dívida de R$ 165 bilhões do Estado com a União será resolvido. Lula, inclusive, segundo Mateus, mandou um recado para o governador Romeu Zema (Novo).
"Ele me disse, inclusive, isso pessoalmente, ele falou, Mateus, conta comigo e fala para o Zema que nós vamos resolver o problema da dívida e que nós vamos caminhar na negociação", relatou o vice-governador. Conforme Mateus, a conversa com o presidente aconteceu no palco, enquanto outras autoridades discursavam.
"Então, eu fico feliz de ver, por exemplo, que tenha sido garantido pelo presidente Lula que ele vai fazer com que a dívida de Minas Gerais seja resolvida", acrescentou Simões.
O vice-governador, porém, frisou um ponto das negociações que pode ser um entrave para o acerto, que diz respeito ao uso de estatais no pagamento do passivo.
"Lá atrás foi dito que para cada um real de pagamento a gente teria 50 centavos de desconto na dívida. Aparentemente o Ministério da Fazenda não aceitou isso, mas eu sei que a gente ainda vai ter espaço para ter uma discussão no Senado na hora que o projeto começar a tramitar", afirmou.