Ex-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), e funcionário do alto esquadrão da mineradora Itaminas, o economista Thiago Toscano será o coordenador do plano de governo do presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte e pré-candidato à prefeitura da capital Gabriel Azevedo (MDB). O anúncio foi feito na noite desta quarta-feira (10/07) nas redes sociais do emedebista. 


“Tem gente que ainda não sabe se vai ser candidato a prefeito de verdade. Tem gente que ainda não formou a chapa, aqui está o Paulo Brant (PSB, pré-candidato a vice-prefeito), e tem gente que quando chega a hora de registrar a candidatura não vai ter exatamente um plano de governo, vai copiar alguma coisa da internet, sapecar lá e achar que está enganando alguém. Nós temos um coordenador de plano de governo. O nome dele é Thiago Toscano e já é sinônimo de sucesso e resultado na vida pública”, afirmou Azevedo. 


Toscano afirmou ser “fácil escrever um plano de governo quando a gente compactua das mesmas ideias” que o pré-candidato a prefeito. “Você (Gabriel Azevedo) sabe o que a cidade precisa e meu histórico mostra que eu sei como é que faz. (Nosso plano), olhando pela ótica dos principais problemas, (vai) propor soluções na área de habitação, saúde, moradia, saneamento, transporte, a parte de planejamento urbano. (...) Trabalho, educação, desenvolvimento econômico, cultura, turismo, tudo isso dentro do plano de trabalho, que a gente constroi muito fácil, mas que precisamos ouvir a sociedade também”, declarou. 

 

No fim de abril, o economista deixou a presidência da Codemig, companhia que chefiou por cerca de três anos. Toscano assumiu a empresa pública com a missão de privatizá-la durante a gestão do governador Romeu Zema (Novo). 

Plano de governo


O plano de governo da chapa MDB e PSB será norteado por três grandes temas – teto, trabalho e transporte. De acordo com a assessoria de imprensa de Gabriel Azevedo, Teto, por exemplo, “abarcará, além de habitação, meio ambiente e sustentabilidade; serviços urbanos; saúde e segurança pública”.

“Trabalho contemplará desenvolvimento econômico, emprego e renda; lazer, gastronomia, turismo, arte e cultura; educação; inclusão social; juventude, igualdade racial e diversidade. Já transporte terá propostas de planejamento urbano, mobilidade, telecomunicação e cidades inteligentes”, afirma. 

Currículo

Thiago Toscano foi subsecretário de Planejamento e Orçamento no Governo de Minas e Secretário Adjunto de Planejamento e Orçamento da Prefeitura de BH, tendo sido  responsável pelo primeiro superávit fiscal da história do município.

Também foi Presidente do Indi, hoje InvestMinas, a Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior do Governo do Estado de Minas Gerais, tendo sido responsável pela atração de mais de R$ 100 bilhões em investimentos privados para o Estado de Minas Gerais, como Amazon, Mercado Livre e Heineken.