Em vídeo divulgado na tarde desta quarta-feira (17), o deputado estadual Cristiano Caporezzo (PL) anunciou a retirada de sua pré-candidatura à Prefeitura de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Segundo ele, a decisão foi tomada após um pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na publicação, o parlamentar, juntamente com Bolsonaro e o atual prefeito da cidade, Odelmo Leão (Progressistas), falam sobre uma articulação “contra a esquerda” na disputa das eleições de 2024. 

“O meu objetivo como pré-candidato para a Prefeitura de Uberlândia sempre foi proteger a nossa cidade contra a esquerda. Hoje, a pedido do meu líder, presidente Jair Bolsonaro, um dos maiores nomes da direita mundial, estou retirando a minha candidatura para que o PL possa formar uma composição com o prefeito Odelmo Leão, que foi colega do Bolsonaro por mais de 20 anos no parlamento”, disse Caporezzo.

Com a retirada de sua pré-candidatura, o deputado estadual deve agora indicar um pré-candidato a vice-prefeito. O Progressistas, legenda de Odelmo Leão, conta, atualmente, com a pré-candidatura do atual vice-prefeito da cidade, Paulo Sérgio.

Em contato com O TEMPO, o deputado estadual Cristiano Caporezzo reforçou que a retirada da pré-candidatura ocorreu por conta do pedido pessoal do ex-presidente Bolsonaro, que é amigo de Odelmo há mais de 20 anos. “Eu nunca me candidatei por vaidade ou objetivo pessoal. Eu me candidatei para ter certeza de que a esquerda não ficaria em Uberlândia e para fortalecer a direita", diz. 

Questionado sobre um possível apoio à pré-candidatura do atual vice-prefeito da cidade, Paulo Sérgio (Progressistas), Caporezzo afirmou que conversou apenas com o prefeito Odelmo e que iria indicar um nome de vice para o atual chefe do Executivo.