O prefeito Fuad Noman (PSD) irá decidir, nesta semana, se tirará férias do cargo durante o mês de janeiro. Conforme interlocutores do chefe do Executivo, a decisão de ficar alguns dias afastado teria sido tomada antes mesmo da campanha para reeleição para o comando da Prefeitura de Belo Horizonte. Caso as férias se confirmem, quem assume a administração municipal é o vice-prefeito Álvaro Damião (União), que, atualmente, acumula também o cargo de secretário de Governo.

Não se sabe, entretanto, o período que ele deve ficar afastado. Nessa quarta-feira (1º de janeiro), o prefeito tomou posse de forma virtual por conta de recomendações médicas. Na cerimônia, ele apareceu debilitado em razão da recuperação do tratamento contra o câncer.

Em coletiva após a posse, Álvaro Damião foi questionado sobre uma possível licença do mandato por parte do chefe do Executivo, devido às condições de saúde dele. Damião apontou que essa decisão caberia ao prefeito e ao corpo médico. O vice-prefeito ainda afirmou que Fuad está conseguindo trabalhar.

"Ele está despachando de casa, se reunindo comigo e com algumas pessoas da prefeitura, como secretários. Estivemos lá junto com ele debatendo a cidade. Ele está despachando de casa e melhorando", pontuou Damião.

Nos últimos meses de 2024, Fuad chegou a ser internado três vezes. A primeira ocorreu no dia 23 de novembro, quando o prefeito deu entrada no hospital com dores nas pernas. Na ocasião, ele foi diagnosticado com neuropatia periférica, condição que afeta os nervos e é considerada uma consequência do tratamento de câncer. Ele recebeu alta em 28 de novembro.

No dia 7 de dezembro, Fuad foi internado novamente, dessa vez, com pneumonia e sinusite. A alta ocorreu no dia 15, porém, poucos dias depois, o chefe do Executivo voltou a ser hospitalizado para tratar um quadro de diarreia e desidratação. Ele chegou a ficar na UTI para ser monitorado, devido a um sangramento intestinal secundário que ocorreu em razão da utilização de anticoagulante oral. O prefeito recebeu alta no dia 23 de dezembro.