O prefeito em exercício, Álvaro Damião (União), nomeou indicados do PL, partido de oposição ao governo de Fuad Noman (PSD), para cargos na administração municipal. A mais recente designação foi publicada nesta terça-feira (18 de fevereiro) e diria respeito a um nome ligado ao vereador Cláudio do Mundo Novo (PL).
Para assumir o cargo de administrador adjunto da Regional Venda Nova, Damião nomeou Pedro Mayan Colen Aureliano. O servidor, inclusive, já atuou no gabinete da deputada estadual Chiara Biondini (PP) em 2023. A região onde Aureliano irá atuar é a mesma onde está localizada a Missão Mundo Novo, comunidade religiosa fundada pelo deputado federal Eros Biondini (PL), pai de Chiara.
No início de fevereiro, a servidora Simone Andere passou por uma troca de cargo na prefeitura. Da Coordenadoria de Atendimento da Regional Norte, ela irá chefiar a administração da regional. Simone seria indicação da vereadora Marilda Portela (PL), que é da base do prefeito Fuad apesar de sua filiação partidária.
A O TEMPO, a parlamentar lembrou que Simone faz parte do quadro efetivo da PBH desde a década de 90, ingressando na administração municipal por meio de concurso público. Conforme Marilda, ela é reconhecida por sua atuação na região Norte.
“Quando a conheci, ela já trabalhava na prefeitura e eu tive o privilégio de poder contar com o apoio dela na eleição passada. Ela também apoiou o prefeito Fuad Noman. A Simone é uma pessoa que dispensa apresentações e não depende da indicação de quem quer que seja para merecer estar na administração pública. Contudo, ela tem a minha confiança no seu trabalho, as minhas recomendações e a indicaria quantas vezes fossem necessárias para continuar servindo ao povo de BH”, disse a vereadora.
O líder do PL na Câmara, Sargento Jalyson, afirma que desconhece as informações de nomeação por indicação dos colegas pois "não entra nesse mérito com nenhum vereador". "Cada vereador tem liberdade para formar suas bases e não cabe a mim interferir nisso. Por essa razão não os questiono em relação a esses assuntos", destaca.
Ele ressalta ainda que a bancada do PL está "100% unida" e que não há divisão no grupo político. "Somos oposição naquilo que fere os princípios e valores que defendemos, não fazemos oposição apenas por oposição. É preciso ter coerência. Se um projeto da prefeitura for bom para o cidadão belo-horizontino e não ferir nossos valores e princípios, não há motivos para votar contra apenas para dizer que somos oposição", completa.
A reportagem também procurou o vereador Cláudio do Mundo Novo para comentarem as nomeações, mas não obteve retorno até a publicação. O espaço segue aberto.