A Executiva Nacional do Cidadania decidiu, por unanimidade, não renovar a federação com o PSDB. A escolha, feita por membros do partido nesta quarta-feira (19 de fevereiro), ainda depende do aval do Diretório Nacional, que se reunirá no próximo dia 16 de março para referendar, ou não, a decisão da executiva.

De acordo com o presidente nacional do Cidadania, Comte Bittencourt, o partido vai cumprir todos os prazos legais para a desfeita da federação, mas ressalta que quer que o PSDB siga seu caminho sem a federação com a legenda. 

“Politicamente estamos tomando a decisão de não darmos continuidade à federação. Ficamos esse ciclo de duas eleições cumprindo tudo o que tinha sido estabelecido, mas (a união) acabou não dando capacidade de estreitarmos as relações entre os dois partido”, defende o dirigente partidário.

Ele cita que o PSDB, quando foi feita a federação, tinha uma bancada com mais de 30 deputados federais e que houve uma queda significativa na representação da bancada tucana. “Mas não conseguimos também construir um projeto junto para o país. É uma decisão muito madura, muito equilibrada, com muito debate interno. Não foi nenhum rompante”, define Comte.

Sobre o futuro do partido, o presidente nacional da sigla diz que é momento de pensar no “fortalecimento do Cidadania”, e que passados os prazos legais para o fim da federação, a legenda manterá conversas com outros partidos de seu campo político. Contudo, Comte ressalta que isso não significa uma nova federação, ou uma fusão ou incorporação com outro partido.

A reportagem procurou a assessoria de imprensa nacional do PSDB para comentar a decisão do Cidadania, mas ainda não houve retorno.