Após ter votado contra o candidato da prefeitura à presidência da Câmara Municipal, em 1º de janeiro, o vereador de Belo Horizonte Diego Sanches (Solidariedade) declarou ser base do Executivo municipal. A declaração foi dada ao programa Café com Política, do canal O TEMPO, exibido nesta terça-feira (25 de fevereiro).
O parlamentar faz parte do bloco Independência Democrática e foi um dos 23 a votarem no atual presidente da CMBH, Juliano Lopes (Pode), em detrimento de Bruno Miranda (PDT), apoiado pelo então vice-prefeito e agora prefeito em exercício da capital, Álvaro Damião (União). “Hoje eu me considero como base da prefeitura. A gente criou um bloco, Independência Democrática, que tem o objetivo principal da gente viabilizar bons projetos, porque muitas vezes se cria blocos, bancadas para uma intervenção junto ao Poder Executivo”, pontuou.
“Eu acredito que o bloco deve existir mais para a gente dentro da casa viabilizar bons projetos, fazer a Casa funcionar. Somos hoje uma composição de seis vereadores, cada um com sua pauta, cada um com seu segmento, cada um com o seu território de trabalho. Mas quando você precisa de um mecanismo público, como audiência pública, uma visita técnica, a aprovação do seu PL, você precisa dessa articulação. Então o bloco nasceu com esse espírito, a gente viabilizar bons projetos ali na Casa do Povo”, acrescentou.
Sanches lembrou que o seu partido foi o primeiro a apoiar a reeleição de Fuad Noman (PSD). “Para mim, o Poder Legislativo tem que ser harmônico, mas independente. E em nenhum momento foi acordado um compromisso para além da eleição do Poder Executivo, uma eleição da Mesa Diretora”.
Com o prefeito reeleito internado, o Solidariedade ainda não avançou nas negociações com a prefeitura para indicar um nome à secretaria. O partido deseja indicar José Francisco Filho, o Pelé do Vôlei (Solidariedade), para a chefia da pasta de Esportes, que atualmente está vaga após a saída da Adriana Branco Cerqueira.
A entrevista foi conduzida pela jornalista Adriana Ferreira, com redação de Salma Freua. Confira a entrevista na íntegra abaixo: