O quadro do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), segue sem alterações. O chefe do Executivo na capital mineira deu entrada no hospital em 3 de janeiro. O boletim médico divulgado pelo Hospital Mater Dei, nesta segunda-feira (24 de fevereiro), não traz previsão de alta.
“O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, segue internado no Hospital Mater Dei. Mantendo processo de retirada da ventilação mecânica sem assistência de oxigênio suplementar. Mantém programa de reabilitação fisioterápica motora e respiratória” diz a nota assinada pelo médico Enaldo Melo de Lima.
Fuad foi reeleito prefeito de Belo Horizonte em outubro e teve que fazer a campanha junto com o tratamento de câncer, diagnosticado em julho do ano passado. Antes do segundo turno da eleição, Fuad anunciou que estava curado do câncer, porém, ainda em novembro do ano passado, deu início a uma sequência de internações.
No dia 1º de janeiro, Fuad tomou posse para seu segundo mandato. Sua participação foi à distância, através de vídeo; dias após a posse, em 3 de janeiro, a prefeitura anunciou que o chefe do Executivo precisou retornar ao hospital para tratar de uma pneumonia.
Fuad precisou ser internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital, onde permaneceu até o dia 29 de janeiro. Nesse período o prefeito precisou passar por uma traqueostomia e necessitou da ajuda de aparelhos para respirar. Após recuperação, Fuad iniciou o processo de recuperação e pedindo licenças curtas, de 15 dias.
O afastamento do prefeito tem gerado críticas no meio político de Belo Horizonte. Na última semana o presidente da Câmara, vereador Juliano Lopes (Podemos), afirmou que as incertezas tem causado dificuldades no cotidiano da prefeitura e diz que esperava, até depois do Carnaval, uma definição para a situação. Nesta segunda-feira, o vice-prefeito, Álvaro Damião (União), disse que apenas os médicos poderiam definir a forma de encaminhar a situação.