O corpo do ex-prefeito de Montes Claros Humberto Souto (Cidadania) será velado nesta quarta-feira (5 de fevereiro) em Brasília. Souto faleceu nesta terça (4 de fevereiro) na capital, onde estava internado para tratar um quadro de AVC. A informação foi repassada pelo atual chefe do Executivo da cidade do Norte de Minas, Guilherme Guimarães (União), em pronunciamento à imprensa em Belo Horizonte.
O velório de Humberto Souto será a partir das 14h no Salão Nobre do Tribunal de Contas da União (TCU), enquanto o enterro acontece às 17h no cemitério Campo da Esperança, também em Brasília. A comitiva de Montes Claros deve ir até a capital entre esta terça e quarta para acompanhar a cerimônia de despedida.
Guimarães está em Belo Horizonte para cumprir agenda com o Governo de Minas, onde aproveitou para se pronunciar sobre o falecimento do ex-prefeito, do qual Guimarães foi vice durante o mandato de 2020-2024.
"Nós vamos respeitar e proteger o seu legado, de continuar fazendo o serviço público, garantindo melhoria de qualidade de vida das pessoas, garantindo que os recursos públicos sejam bem cuidados, bem tratados com honestidade e transparência", disse Guimarães ao lado do vice-prefeito de Montes Claros, Otávio Rocha (Progressistas).
Como lembra Guimarães, Humberto Souto atuou mais de 60 anos na vida pública, tendo um olhar especial para o Norte de Minas. Ele cita que o ex-prefeito realizou grandes obras de infraestrutura em Montes Claros e se tornou um exemplo de liderança para a região.
"É uma referência para todos nós, para o país, mostrando que a vida pública pode ser transformadora. Ele não teve nenhuma mancha na sua vida ao longo desses mais de 60 anos. Isso é um exemplo que o país tem que ter."
O vice-prefeito de Montes Claros, Otávio Rocha, também manifestou seu pesar pelo falecimento de Humberto Souto.
"É um momento triste, mas o bom exemplo, as boas lembranças vão permanecer em nossos corações e principalmente nas pessoas do Norte de Minas, sobretudo da sua amada Montes Claros, a quem ele dedicou toda a sua vida."
O velório de Souto acontecerá em Brasília, onde residem seus familiares. Aos 90 anos, ele deixa sua companheira e quatro filhos.
Agenda em Belo Horizonte
O prefeito e o vice-prefeito de Montes Claros cumprem agenda em Belo Horizonte nesta terça. No início da tarde, eles iriam se reunir com o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo). Conforme Guimarães, o motivo da visita à capital mineira foi angariar recursos para Montes Claros, nas áreas de educação e desenvolvimento econômico.
"Temos alguns projetos em comum em vista, e precisamos ajustar alguns detalhes. Sabemos que o país enfrenta dificuldades importantes e nós queremos fortalecer o nosso município. Fortalecendo Montes Claros, nos fortalecemos o Norte de Minas."