O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que o Brasil só teve inclusão social efetiva durante o governo de Getúlio Vargas (1882-1954) e durante mandatos do Partido dos Trabalhadores. A fala ocorreu em discurso na unidade da Gerdau em Ouro Branco, na região Central de Minas Gerais, na tarde desta terça-feira (11 de março).
"O Brasil proclamou a República em 1889. De lá para cá, contem quantos presidentes da República tiveram. Depois, analisem quantos fizeram inclusão social nesse país, quantos cuidaram das pessoas mais pobres, dos trabalhadores. Quero que vocês pesquisem, porque eu não preciso dizer. Pesquisem de 1889 até agora e vocês vão perceber que houve dois momentos de inclusão social", afirmou, antes de mencionar o ex-presidente.
"O Getúlio Vargas, de 30 a 45, quando fez a (Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), porque tirou os trabalhadores da escravidão e criou a jornada de 8 horas – porque gente não tinha jornada de trabalho, nem férias. E no nosso governo", declarou. "Quem é que cuidou das pessoas mais necessitadas? Quem é que esticou a mão para dizer que é importante estudar, aprender mais coisas, para virar um profissional qualificado?", questionou o presidente.
Lula ainda enfatizou a presença de mulheres na fábrica da Gerdau, afirmando que "há 30 anos era impensável" vê-las exercendo as funções que assumem atualmente. "As mulheres estão conquistando rapidamente o espaço que deveriam ter conquistado há muito tempo. É este país que nós estamos construíndo, quando a gente acredita que é possível", disse.
Lula em Minas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retornou a Minas Gerais nesta terça-feira (11 de março) para cumprir agenda em Betim, na região metropolitana, e em Ouro Branco, na região Central de Minas. A visita ocorre cinco dias após o chefe do Executivo federal visitar o Estado para tratar da reforma agrária no país ao lado de lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). Dessa vez, por outro lado, Lula se encontra com empresários dos setores automotivo e siderúrgico.