Parlamentares mineiros, de esquerda e de direita, reagiram nesta terça-feira (12 de março) ao anúncio de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) de que se licenciará do cargo de deputado federal para ficar nos Estados Unidos. O deputado por São Paulo afirmou que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e seus “cúmplices" estavam tentando usar o mandato dele "como instrumento para me prender”, em vídeo no qual anunciou sua permanência nos EUA. 

O parlamentar não foi indiciado nem denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) na investigação sobre a trama golpista. No entanto, os deputados Rogério Correia (PT-MG) e Lindbergh Farias (PT-RJ) enviaram uma notícia-crime à PGR pedindo a instauração de investigação criminal contra Eduardo Bolsonaro por incitar deputados do Partido Republicano, nos Estados Unidos, a aprovarem projetos de lei que visam a constranger o STF, principalmente o ministro Alexandre de Moraes, e a impor sanções do governo norte-americano contra o Brasil. Os petistas também pediram a apreensão do passaporte do parlamentar.

A O TEMPO, logo após o anúncio, Rogério Correia, vice-líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, declarou que "a fruta nunca cai longe do pé". "Eduardo Bolsonaro largou o cargo e fugiu, assim como fez o pai logo depois de tramar um golpe de Estado no Brasil", completando: “largou o cargo e fugiu”. No Twitter, escreveu: "Eduardo Bolsonaro diz que 'se licenciou' do mandato de deputado, mas eu leio que ele FUGIU. Covarde como é, vai ficar dos EUA conspirando contra o Brasil para tentar dar sobrevida ao seu pai semi-presidiário. Vai ter que fritar muito hambúrguer para conseguir".

Eduardo Bolsonaro diz que "se licenciou" do mandato de deputado, mas eu leio que ele FUGIU. Covarde como é, vai ficar dos EUA conspirando contra o Brasil para tentar dar sobrevida ao seu pai semi-presidiário.

Vai ter que fritar muito hambúrguer para conseguir. pic.twitter.com/O2QkIeDAaM

— Rogério Correia (@RogerioCorreia_) March 18, 2025

O presidente do PT em Minas Gerais, deputado estadual Cristiano Silveira, seguiu a mesma linha: "Arregar é de família! Eduardo Bolsonaro anunciou que vai se licenciar do mandato e ficar nos EUA buscando a intervenção americana. Mas nós sabemos a verdade, ele fugiu com medo de ser preso. Mais um fujão da família Bolsonaro!", escreveu.

Já o deputado estadual Cristiano Caporezzo (PL) afirmou: "Eduardo sacrifica seu mandato e o convívio com a sua família para lutar pela democracia do Brasil". A visão é corroborada pelo colega de Assembleia e correligionário Bruno Engler, que escreveu: "O Eduardo Bolsonaro já é há muito tempo uma figura imprescindível para o conservadorismo em nosso país, antes mesmo do pai dele se tornar presidente ele liderava a articulação e construção com os movimentos de base, tendo sido importantíssimo para o crescimento do Direita Minas por exemplo", exaltou.

"Hoje, nesse momento delicado em que vivemos, ele toma essa importante decisão de se exilar para seguir denunciando no exterior os abusos que estão sendo cometidos em nosso país, conte sempre com meu apoio e solidariedade", finalizou.

A deputada pela Rede Ana Paula Siqueira, por sua vez, ironizou: "os patriotas", assim como Lohanna (PV): o 'se for chorar manda áudio' nunca foi tão real. Ela fez uma série de publicações: "se quem não deve, não teme… então o Eduardo Bolsonaro devia demais", "GRAVE! PERDEU TUDO! O drama de Bananinha (Eduardo Bolsonaro), que virou fujão e saiu correndo do Brasil com medo de ser preso. Agora, só lhe resta lamber as botas do Trump. Que fase...", e "nunca vi isso, patriota que foge do país".

Já a deputada a Bella Gonçalves (PSOL) escreveu: "e não é que o fujão assumiu que não vai voltar e tá com medo da prisão? Não vamos aceitar anistia para golpista. Eduardo Bolsonaro pode até se licenciar do mandato e ficar nos EUA tentando escapar da cadeia, mas não esqueceremos. A vida cobra, bananinha!".

 

O @BolsonaroSP já é há muito tempo uma figura imprescindível para o conservadorismo em nosso país, antes mesmo do pai dele se tornar presidente ele liderava a articulação e construção com os movimentos de base, tendo sido importantíssimo para o crescimento do Direita Minas por… pic.twitter.com/vgMDVlZB4S

— Bruno Engler (@BrunoEnglerDM) March 18, 2025

O "se for chorar manda áudio" nunca foi tão real https://t.co/6b5B762Czc

— Lohanna (@lohannaf) March 18, 2025