O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), instituiu um grupo de trabalho para elaboração do Plano Municipal de Políticas para a população LGBTQIAPN+. O decreto foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (15 de abril), poucos dias após o chefe do Executivo ter informado que mandou retirar um vídeo publicado nas redes sociais da prefeitura de dois homens se beijando durante o Carnaval deste ano.

O grupo de trabalho será coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP). Conforme o decreto, estão previstas a elaboração e execução do plano, a mobilização de órgãos e entidades para garantir o cumprimento, entre outras atividades.

No total, dez pessoas irão compor o grupo, incluindo representantes de diferentes pastas da Prefeitura de Belo Horizonte.

Vídeo excluído

Durante o Carnaval de 2025, a PBH fez uma colaboração no Instagram com um influenciador, em um vídeo promocional da festa em que apareciam dois homens, fantasiados de Jesus Cristo e do Diabo, se beijando. A participação do Executivo na publicação gerou controvérsia entre vereadores conservadores e cristãos da cidade, que cobraram que a gestão municipal deletasse a publicação. Após a repercussão, o vídeo foi excluído.

Após tomar posse como prefeito em 3 de abril, Damião prestou contas à Câmara Municipal. Na ocasião, foi questionado sobre o tema pelo vereador Pablo Almeida (PL), que disse que a publicação ofendia a população cristã. O chefe do Executivo afirmou que a publicação foi um erro. "Eu pedi para que o vídeo fosse retirado. Esse não é o papel da prefeitura. Nós respeitamos todas as religiões", disse.