O Senado Federal será uma das prioridades do PL nas eleições de 2026, o que abriria espaço para que a cabeça de chapa ao governo de Minas ficasse com outra sigla. Essa é a avaliação do deputado federal mineiro Marcelo Álvaro Antônio, em entrevista ao Café com Política, exibida nesta quarta-feira (2 de abril) no canal O TEMPO (assista na íntegra abaixo). Para o parlamentar, o vice-governador Mateus Simões (Novo), já lançado como pré-candidato ao Executivo estadual e apoiado pelo governador Romeu Zema (Novo) como sucessor, é o mais preparado para o cargo. 

"O PL não pode querer tudo. É claro que se o interesse maior para o PL é o Senado Federal, acho que um foco que o PL tem é o Senado Federal, então, não pode querer também ter o Senado e a cabeça de chapa, que é o candidato ao governo. Então, acho que o PL entra nessa composição inserindo ali o seu candidato ao Senado”, observou Marcelo Álvaro Antônio. 

Mesmo diante de outros nomes cogitados, como o do deputado federal Nikolas Ferreira, do próprio PL, e do senador Cleitinho (Republicanos), o deputado avaliou que o atual vice-governador do estado, Mateus Simões, é o mais capacitado ao cargo: “eu acho que é inegável que o Matheus Simões é o mais preparado para assumir o estado. Ele é um vice-governador muito atuante no estado e todo mundo sabe disso. E eu acredito que a continuidade de um bom trabalho precisa de permanecer”.  

O parlamentar mencionou Cleitinho, um dos candidatos cotados para a disputa: “Eu não estou dizendo aqui que outras pessoas não tenham condições, como o próprio senador Cleitinho. É uma pessoa de muito valor, uma pessoa muito querida e que também tem uma capacidade muito grande. Eu acho o Cleitinho uma pessoa inteligentíssima, eu não tenho dúvida nisso. Mas é claro que, por questões óbvias, até pelo fato de o Mateus Simões já ter essa experiência de Executivo e estar ali há tanto tempo desenvolvendo um belíssimo trabalho, acho que ele seria um candidato bem consolidado e que realmente poderia continuar dando resultado para Minas Gerais”, defendeu.   

Ele avaliou que uma composição do PL com Simões “seria muito importante” e que o vice-governador está fazendo um “belíssimo trabalho ao lado do governador Zema”. “Quem sabe, né? O senador Cleitinho, até repensando também a sua postura, compondo a chapa de alguma forma, com algum outro nome do Republicanos, e abrindo espaço para que a gente tenha uma direita unida aqui em Minas Gerais para disputar a eleição”. 

Maior presença do PL no Senado 

O deputado federal afirmou que o foco do PL no Senado se deve à percepção de que o Judiciário precisa de um “freio de arrumação” e que essa é a função da Casa. Entre as atribuições do Senado, destaca-se a competência exclusiva de suspender a execução de leis declaradas inconstitucionais por decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal (STF). “O presidente Bolsonaro, ao lado do presidente (do PL nacional) Valdemar Costa Neto, estão trabalhando muito os nomes já para que em 2026 tenham nomes competitivos e eleja pelo menos uns 40 senadores em todo o Brasil”, afirmou.  

O Senado é formado por 81 senadores, com três representantes por estado. Nas eleições do próximo ano, duas vagas estarão em disputa. Em Minas, dois nomes da sigla que gostariam de participar da disputa, conforme apurado por O TEMPO, são o presidente estadual do partido, deputado federal Domingos Sávio, e o deputado federal Eros Biondini.  

Marcelo Álvaro Antônio elogiou ambos, mas deu ênfase ao presidente estadual. “São dois excelentes nomes, mas eu vejo o Domingos Sávio com uma estrada a mais”, avaliou. Segundo o parlamentar, a decisão final será do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Eu acredito que no momento certo, o presidente Bolsonaro, que vai ser sem dúvida, uma decisão dele, o presidente Bolsonaro vai decidir o que é melhor para Minas e para o Brasil”.