Em meio a tramitação de projeto para elaboração de novo Plano Diretor de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, o presidente da Câmara da cidade, vereador Thiago Almeida (PSD), defende que haja um equilíbrio nas contrapartidas dos empreendimentos que são instalados na cidade, conhecida por abrigar grandes condomínios de luxo. Almeida foi entrevistado pelo programa Café com Política, exibido no canal do YouTube de O Tempo nesta terça-feira (29 de abril).

O Plano Diretor de Nova Lima, com normas para ocupação do solo, é de 2007, logo, deveria ter sido atualizado em 2017. O atual prefeito da cidade, João Marcelo (Cidadania), está preparando uma nova versão do documento. Conforme o presidente da Câmara, o texto já está “defasado”, o que atrapalharia o crescimento do município. Almeida diz que o novo projeto já está em fase final e deve ser protocolado em breve na Casa Legislativa.

“Precisamos (desse projeto) urgente, porque junto com o Plano Diretor, podemos vir com plano de mobilidade e outros que para interligar a cidade e poder realmente fazer a cidade crescer de forma ordenada.”

Na avaliação do parlamentar, a atualização também poderia contribuir para melhorar as contrapartidas de investimentos que chegam até Nova Lima. Tais medidas poderiam ser voltadas para diferentes setores, como o da mobilidade, um dos maiores empecilhos da cidade, conforme Almeida.

“Podemos exigir dos empreendedores que se façam obras de mobilidade urbana, que se invista em transporte público. É dessa forma que conseguimos alavancar, para que a cidade tenha um crescimento, tanto habitacional quanto econômico, controlado e ordenado”, defende o vereador.