O novo secretário Municipal de Segurança e Prevenção de Belo Horizonte, Márcio Lobato Rodrigues, está em tratativas para convocar os excedentes do último concurso público da Guarda Municipal, realizado em 2019. Conforme o titular da pasta, há cerca de 500 aprovados aguardando uma vaga. Rodrigues comentou sobre a medida durante entrevista ao programa Café com Política, exibido no canal no YouTube de O Tempo nesta quarta-feira (30 de abril).

De acordo com o secretário, o prefeito Álvaro Damião (União) já teria se demonstrado a favor da convocação. Porém, a mesma depende de outras pastas da administração municipal para verificar a viabilidade da medida.

“Isso depende de impacto financeiro e, havendo a possibilidade, será feito o quanto antes”, diz. “(O prefeito) me autorizou a conversar com as áreas do governo que são responsáveis por isso para tentarmos viabilizar o chamamento desses guardas.”

Conforme Rodrigues, a convocação de novos guardas contribuirá para outros projetos envolvendo segurança pública em Belo Horizonte. O novo secretário já foi delegado geral da Polícia Civil e defende uma atuação conjunta das forças de segurança para solucionar questões da capital, como furtos e roubos, e auxiliar, no que for possível, no combate ao crime organizado.

“Nós temos uma Guarda Civil hoje composta por 2471 homens e mulheres muito bem treinados. Foi uma surpresa grata ter me deparado com esse nível de profissionalismo, de dedicação e de disciplina dessa tropa. Eu acho que temos muito o que tirar dessa tropa. A tropa está motivada e eu acredito que vamos conseguir muita coisa e fazer um trabalho integrado com as outras instituições.”

Márcio Lobato Rodrigues foi nomeado secretário de Segurança de Belo Horizonte no último dia 7 de abril. Ele substituiu o antigo titular, Genilson Ribeiro Zeferino, entre as alterações no secretariado da prefeitura promovidas por Damião ao assumir o Executivo municipal.