O ex-vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares, segundo suplente do MDB na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), foi nomeado assessor parlamentar. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) no sábado (10 de maio). A reportagem apurou com a assessoria do vereador Bruno Miranda (PDT) que Sérgio atuará no gabinete do parlamentar, que é líder do governo do prefeito Álvaro Damião (União Brasil).

A nomeação, segundo a equipe de Miranda, levou em conta a experiência de Sérgio no Legislativo. Ele é advogado e tem passagem por diferentes partidos e mandatos na CMBH. Foi eleito vereador em sua primeira candidatura, em 2008, pelo PHS - partido que se fundiu com o Podemos em 2019 - e reeleito em 2012 pelo PV, exercendo mandato até 2016. Naquele ano, tentou ser reconduzido pelo PV, mas não foi eleito porque o partido não atingiu o coeficiente eleitoral necessário.  

Em 2020, pelo PL, voltou a disputar uma vaga e foi o segundo mais votado da legenda, tornando-se suplente de Walter Tosta. Com a morte de Tosta, em 2023, assumiu novamente uma cadeira na Câmara. Em 2024, desta vez pelo MDB, tentou a reeleição, recebeu 4.527 votos, mas não conseguiu se eleger. Ficou como segundo suplente do partido, atrás do também ex-vereador Henrique Braga, que obteve 4.863 votos. Atualmente, o MDB tem dois vereadores na capital mineira: Cleiton Xavier e Loíde Gonçalves. 

Sérgio também já disputou duas vezes o cargo de deputado estadual, uma pelo PHS e outra pelo PV, ficando como suplente em ambas.