O presidente do PSD em Minas Gerais, deputado estadual Cássio Soares, receberá o título de cidadão honorário de Belo Horizonte nesta segunda-feira (5 de maio). Natural de Passos, no Sul de Minas, o deputado mora há quase 20 anos na capital. Ele participará da solenidade de entrega na Câmara Municipal, localizada na região Leste de BH, às 19h.  

A homenagem foi proposta pelo vereador de primeiro mandato e colega de partido de Cássio, Helton Junior, que também é vice-líder do governo. Os dois mantêm uma boa relação política. Helton foi convidado por Cássio para se filiar ao PSD em 2024. Na época, o pré-candidato a vereador tinha sido sondado por outros partidos após uma votação expressiva nas eleições municipais anteriores, mas decidiu se candidatar pela legenda. A entrega do título é vista como um gesto de gratidão e respeito pela figura de Cássio. 

Antes da candidatura de Helton, o deputado enviou R$ 200 mil de emendas ao bairro do Lindéia, na regional Barreiro, reduto do vereador. O recurso foi destinado à educação, dividido igualmente entre duas escolas públicas e utilizado para a compra de equipamentos como impressoras, microscópios digitais e ventiladores.

Nos bastidores, Cássio é mencionado por sua influência em indicações na Prefeitura de Belo Horizonte e citado como pré-candidato a deputado federal em 2026.