A campanha eleitoral para a prefeitura de Itapecerica, no Oeste de Minas, rendeu quatro troféus para o marqueteiro político mineiro Celso Lamounier no Polaris Awards 2025, prêmio internacional de marketing político e campanhas eleitorais. A cerimônia de premiação aconteceu em Londres, na sexta-feira (13 de junho), em um evento que reuniu os principais nomes da comunicação política mundial.
“Receber um reconhecimento internacional representando o marketing político mineiro e brasileiro, já é uma honra enorme. Mas o que torna este feito ainda mais especial é o fato de a campanha ter sido executada em uma cidade pequena, que até então estava fora do mapa do marketing político. Isso mostra que é possível fazer comunicação política de excelência mesmo sem superestruturas. É uma vitória da estratégia, da escuta e da inteligência na condução de campanhas eleitorais”, afirmou Celso.
Com pouco mais de 20 mil habitantes, Itapecerica foi o cenário da campanha que elegeu Gleytinho do Valério (PP), de apenas 29 anos, como o prefeito mais jovem da história do município.
Celso foi premiado com quatro troféus na categoria “Local Campaigns” (Campanhas Locais), que reconhece estratégias eleitorais realizadas em nível municipal. Entre eles, um troféu destacou a campanha como uma das principais referências em campanhas municipais, com orçamento limitado, concorrendo com diversos trabalhos de todo o mundo. Outro reconheceu o trabalho realizado nas redes sociais. Completam a conquista dois troféus: um pelo trabalho estratégico desenvolvido com materiais impressos e outro pela excelência na criação do logo.
A campanha se destacou por combinar escuta popular, forte mobilização de base, uso inteligente das redes sociais e, sobretudo, o aproveitamento estratégico de dados de pesquisa — tanto qualitativos quanto quantitativos — que orientaram o posicionamento e a comunicação ao longo de toda a disputa. Tudo isso foi feito com um orçamento modesto, especialmente se comparado às campanhas internacionais concorrentes.
Ele dedicou o prêmio à equipe da Voda Comunicação, ao prefeito eleito e a todos que apoiaram esse grande trabalho. Essa vitória é coletiva.
Celso Lamounier atua com marketing político desde 2018 e já participou de campanhas presidenciais em diversos países da América Latina, além de campanhas para governadores, senadores, deputados federais, estaduais e prefeitos em várias regiões do Brasil. Em 2023, foi vencedor do Prêmio CAMP da Democracia.
Mais de mineiros
A campanha institucional para o pagamento do IPTU 2024, realizada pela prefeitura de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, também saiu premiada no Polaris Awards. Criada pela Agência ORO, a campanha intitulada “Time que joga junto, avança junto”, foi premiada na categoria voltada às campanhas do setor público.
“É um motivo de grande orgulho para todos nós, confirmando que, em Nova Lima, quando o time joga junto, a vitória e o avanço são certos”, ressalta o Prefeito João Marcelo Dieguez (Cidadania).