A Câmara Municipal de BH será iluminada de verde e azul, entre os dias 1º e 15 de julho, como reconhecimento às cooperativas na contribuição para avanços econômicos no mundo — tema do Ano Internacional das Cooperativas, reconhecimento global concedido pela ONU a este modelo de negócios.
A ação coincide com a retomada da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo de Belo Horizonte (Frencoop-BH), oficialmente reinstalada em 3 de junho, em solenidade na Câmara Municipal. A retomada da frente, sob presidência do vereador Maninho Félix (PSD), busca mostrar o compromisso do Legislativo municipal com o fortalecimento do cooperativismo.
Para o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, reinstalar a Frencoop em 2025 – justamente no Ano Internacional das Cooperativas – foi simbólico e estratégico, visto que coloca o cooperativismo no centro das decisões políticas da cidade.
Outras atividades estão sendo realizadas em Belo Horizonte para comemorar a data, com intervenções em diversas regiões símbolos da cidade, como a praça da Liberdade e a rua da Bahia. “Este é um ano simbólico para o cooperativismo mundial, e Minas não poderia ficar de fora dessa mobilização”, afirma Scucato.
“Mais do que comemorar, queríamos marcar presença, ocupar espaços públicos e mostrar com orgulho o que construímos ao longo do tempo. Acreditamos que o cooperativismo precisa ser visto, compreendido e valorizado por toda a sociedade”, diz .