A Câmara Municipal de Belo Horizonte vai encomendar uma escultura de bronze em homenagem ao ex-vereador Álvaro Antônio Teixeira Dias. Morto em 2003, aos 65 anos, ele é pai do deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PL), avô da deputada estadual Amanda Teixeira Dias (PL) e ex-sogro da vereadora Janaina Cardoso (União Brasil). O ato foi oficializado pelo presidente da Câmara, Juliano Lopes (Podemos), em publicação no Diário Oficial do Município (DOM) desta semana, que autorizou a contratação de uma empresa sem licitação.
Procurada, a assessoria da Casa afirmou que a motivação para a homenagem foi o fato de o ex-vereador ter “contribuído diretamente na elaboração da Constituição de 1988". A escultura será instalada na Praça da Constituinte, em frente à sede da Câmara, onde há uma estátua do ex-vereador Elias Murad, que foi deputado constituinte. A escultura de Murad foi instalada em 2023, na ocasião dos 35 anos da Constituição, e custou R$176,3 mil, segundo publicação no DOM na época e informação da Câmara. Ainda não foi divulgado o valor da nova homenagem.
A empresa que concebeu a escultura foi a mesma contratada agora, a Fundição Artística Ana Vládia LTDA. Segundo a Casa, a contratação para a confecção da estátua foi feita por dispensa de licitação com base no artigo 75, inciso II da Lei Federal nº 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações), que trata da contratação de profissional do setor artístico, diretamente ou por intermédio de empresário exclusivo. Eles afirmam que o artista plástico responsável, Léo Santana, atua como profissional exclusivo, o que fundamentou a modalidade da contratação. Ele também foi o responsável por fazer a estátua de Murad.
Já sobre os critérios que fundamentam essas homenagens, afirmaram que levam em conta a "relevância institucional, política e histórica das figuras homenageadas que, no caso, foram vereadores da cidade e atuaram como deputados constituintes”.
Além de vereador por dois mandatos e deputado constituinte, Elias Murad exerceu o cargo de deputado federal por quatro legislaturas. Ele morreu em 2013, aos 88 anos. Já Álvaro Antônio foi eleito vereador três vezes e ocupou o cargo de presidente da Câmara Municipal de 1973 a 1974. Ele também foi deputado estadual e federal.
Escultura de bronze a Fuad
O ex-prefeito Fuad Noman, que morreu no fim de março, vítima de um linfoma não Hodgkin, também será homenageado com uma escultura de bronze. A estátua foi proposta pelo atual prefeito, Álvaro Damião, e será instalada na Praça da Independência, no Centro de Belo Horizonte - local que, inclusive, pode passar a se chamar “Praça Fuad Noman”.
A Prefeitura autorizou a abertura de créditos suplementares na semana passada, no valor de R$ 250 mil, para viabilizar a homenagem. Até o momento, não foi divulgada a licitação ou a empresa responsável pela execução da obra.