O Governo de Minas Gerais atualizou seus canais institucionais com um novo slogan. A marca "Governo diferente, estado eficiente", usada desde 2019, foi substituída por “Aqui o trem prospera”. A mudança ocorre às vésperas do lançamento oficial da pré-candidatura do governador Romeu Zema (Novo) à Presidência da República, marcado para este sábado (16/8), em São Paulo.


Além dos sites e redes institucionais oficiais do governo já estarem atualizados com o novo mote, existe um portal exclusivo nomeado com o lema. Também já está disponível o novo manual de marca, que detalha os conceitos da reformulação e traz as diretrizes para o uso da nova identidade.


De acordo com o material, a escolha do termo “trem”, expressão típica da linguagem mineira, busca reforçar a identidade cultural do estado e criar uma conexão direta com a população. A ideia é associar a informalidade e o regionalismo a uma mensagem de prosperidade, eficiência e resultados concretos.


“A expressão traduz uma singularidade da linguagem mineira para reforçar a identidade e o pertencimento das pessoas, criando, assim, uma conexão direta com o povo”, diz trecho do manual.

A reformulação da identidade visual e a adoção do novo slogan fazem parte de um reposicionamento mais amplo da imagem do governo Zema. A estratégia de comunicação de Zema, que era conduzida por Leandro Grôppo, está desde o início do ano sob o comando do marqueteiro Renato Pereira, conhecido por atuar nas campanhas de Aécio Neves (PSDB), Sérgio Cabral (MDB) e Luiz Fernando Pezão (MDB). A mudança reforça o movimento de nacionalização da figura de Zema, que se prepara para a corrida pré-eleitoral à Presidência.