Equipes formadas

Marqueteiros de Zema e Kalil abrem campanha apostando na defesa de seus legados

Equipes de campanha do governador Romeu Zema e do ex-prefeito Alexandre Kalil apontam as estratégias para a disputa pelo governo de Minas

Por Marcelo da Fonseca
Publicado em 08 de maio de 2022 | 06:00
 
 
 
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Bem avaliados em suas gestões à frente do governo de Minas Gerais e da prefeitura de Belo Horizonte, Romeu Zema (Novo) e Alexandre Kalil (PSD) receberam a mesma missão de suas equipes de marketing: apresentar aos eleitores mineiros o que fizeram nos últimos anos.

Tanto a equipe do governador quanto a do ex-prefeito consideram a defesa do legado de seus governos o passo fundamental para conquistar votos em outubro.

As semelhanças na estratégia param por aí. Enquanto o time de Kalil apostará em um tom crítico a Zema e deve subir o tom dos ataques ao atual chefe do Executivo estadual, a equipe do governador diz que pretende (pelo menos por enquanto) evitar os embates com o ex-prefeito.  

A campanha do governador Romeu Zema é comandada por Leandro Grôppo, especialista em comunicação e marketing político, que trabalhou por sete anos como assessor do ex-vice-presidente da República José Alencar.

O baiano foi também assessor do Ministério da Integração Nacional por três anos, durante o governo Lula. Ele foi o responsável pela campanha de Zema em 2018 e já trabalhou em outras disputas eleitorais e campanhas de universidades e até de clubes de futebol. 

Já a campanha do ex-prefeito Alexandre Kalil é coordenada pelo jornalista gaúcho Alexandre Oltramari, e pelo jornalista carioca André Campos. Repórteres de grandes veículos da imprensa brasileira, Oltramari e Campos se dedicam às campanhas e marketing político desde 2010. 

Eles são sócios de Chico Mendez, marqueteiro que esteve à frente da campanha de Fernando Pimentel (PT) ao governo de Minas em 2014. Em 2018, Mendez coordenou a campanha presidencial do ex-ministro Henrique Meirelles (MDB) e, neste ano, estará à frente da campanha do governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB). 

A reportagem de O Tempo ouviu integrantes das equipes de marketing das campanhas de Zema e Kalil na semana passada, para saber das linhas de atuação que serão adotadas por seus candidatos.

Zema e Kalil têm como primeira meta da corrida eleitoral apresentar ações e feitos de seus governos. Para isso, as equipes de campanha trabalham para construir agendas pelo interior e costurar palanques com aliados em cada região do Estado. 

Disputa pelo interior

A presença intensa no interior é considerada um dos trunfos de Zema, que tem grande apoio entre os prefeitos mineiros.  “O governador sempre esteve presente nas cidades, visitando cada lugar e conversando com os prefeitos. É uma das marcas de sua gestão. Mas, ainda tem muita coisa que o atual governo fez e muita gente não conhece, já que nos dois anos de pandemia o foco das pessoas foi quase exclusivo nas questões da saúde. Então, o desafio é mostrar o que está sendo feito”, conta um dos integrantes da equipe de marketing de Zema. 

Aumentar a presença no interior é considerada uma movimentação estratégica para Kalil se tornar mais conhecido no Estado e conquistar eleitores. Desde o final do ano passado, o ex-prefeito de BH passou a visitar outras cidades mineiras nos finais de semana, mas aliados avaliam que será preciso intensificar as viagens para garantir mais apoio a Kalil. 

Um dos integrantes da equipe de campanha de Kalil afirma que o fato de ainda ser pouco conhecido fora da Região Metropolitana de BH é positivo para o ex-prefeito, uma vez que ele não encontra rejeição e terá tempo para apresentar sua trajetória e suas propostas.

“Kalil tem um jeito muito autêntico e quem conhece ele demonstra gostar muito dessa forma de lidar com os desafios. Então, a ideia principal é apresentar o trabalho dele na prefeitura, a forma como lidou com a pandemia na capital e os bons resultados obtidos”, explica o aliado do ex-prefeito. 

Propaganda de TV

O tom inicial do ex-prefeito Alexandre Kalil logo na primeira propaganda gravada para o PSD mostrou que ele fará ataques contundentes ao governador Romeu Zema.

Em seus 30 segundos iniciais de campanha eleitoral, Kalil buscou associar o governador ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e afirmou que Zema é “capacho do Bolsonaro e da sua família”. O ex-prefeito tem também repetido a frase “sem promessas e sem mentiras” que será o mote de suas críticas ao governo Zema. 

“Kalil está sendo fiel o que sempre fez desde sua primeira campanha. E o plano é fazer exatamente o que anunciou ao deixar a prefeitura, no dia 25 de março, sem promessa e sem mentira”, afirmou um integrante da campanha de Kalil, repetindo o mote já usado pelo prefeito na pré-campanha. 

Segundo um interlocutor da campanha de Zema, o tom agressivo de Kalil foi comemorado pela equipe do governador. A avaliação é que os ataques acabam afastando os eleitores.

“As pessoas não querem campanha de ódio e de raiva, que parece ser a única versão que o Kalil tem. Quanto mais ele fala do governador, mais ele mostra que não tem propostas para Minas. Nosso lado será o de mostrar o trabalho de Zema, que não ficou trancado dentro de casa na pandemia e sempre esteve presente nos municípios para enfrentar a crise”, diz. 

Carlos Viana 

 A reportagem entrou em contato com o senador Carlos Viana, pré-candidato ao governo de Minas pelo PL, mas ele não retornou as ligações ou mensagens.

 

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