O vice-governador Mateus Simões (Novo) ficou incomodado com um comentário da deputada estadual Andreia de Jesus (PT) sobre a sua aparência física, durante entrevista ao quadro Café com Política, de O TEMPO. A petista afirmou que ele “perdeu peso, mas agora tem que correr atrás de uma gordurinha para pagar os 20% do Propag”, em referência à adesão do estado ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).
Simões reagiu com um comentário na própria publicação de O TEMPO nas redes sociais, afirmando que uma fala desse tipo não condiz com quem “exige respeito o tempo todo”. “Gordofobia, deputada? Eu não ligo, mas para quem demanda respeito o tempo todo, a senhora podia começar a praticar um pouco mais de cuidado na discussão dos temas de saúde”, comentou Simões.
A frase que motivou a indignação de Mateus Simões foi dita por Andreia de Jesus ao comentar as ações do vice-governador para adesão de Minas Gerais ao Propag. “Nós estamos em um desastre sem governador, e o vice, coitado, está tentando ser popular. Ele perdeu peso, mas agora tem que correr atrás de uma gordurinha para pagar os 20% do Propag. Ele está usando o espaço para se promover. Isso não é papel de gestor público”, afirmou a parlamentar petista.
Mateus Simões explicou que fez cirurgia para emagrecer e que a razão foram os problemas provocados pela obesidade, um “drama” que o vice-governador diz enfrentar desde a infância.
“Se não quebraram minha moral quando eu era adolescente, o tema não vai me desestabilizar agora. Sei que a senhora não se importa com esse detalhe, é só uma frase para juntar likes, mas fico pensando como seria se fosse o contrário e eu tivesse feito um comentário qualquer sobre qualquer detalhe físico da senhora”, concluiu.
O vice-governador ainda respondeu críticas feitas pela parlamentar à forma como ele tem conduzido as negociações do Propag e lembrou que esteve na Assembleia na última semana para esclarecer pontos da proposta de renegociação dos R$ 165 bilhões que Minas deve para a União, mas que os parlamentares da oposição boicotaram o encontro.
“Quanto ao Propag, a senhora perdeu 4 horas de discussão na ALMG, onde estive espontaneamente para responder aos deputados. Imagino que isso signifique que a senhora está sem dúvidas e pronta para votar”, concluiu.
Mateus Simões tem buscado formas de pressionar os parlamentares a acelerar a votação de projetos de lei considerados pelo governo como essenciais para a adesão ao programa e para reestabelecer o equilíbrio às contas do estado.