O governador Romeu Zema (Novo) publicou em suas redes sociais nesta terça-feira (19/8) vídeo em que o cantor e compositor Renato Russo (1960/1996), da banda Legião Urbana, dá entrevista sobre temas como tradição, família e propriedade.
A publicação acontece um dia após o filho de Renato, Giuliano Manfredini, notificar extrajudicialmente o Novo pelo uso da música "Que País é Este", escrita por seu pai, em ato do partido no sábado (16/8) em São Paulo para lançamento de Zema como pré-candidato a presidente.
Na entrevista postada pelo governador, o artista afirma que tradição é algo que gostaria que o Brasil tivesse, diz que ama sua família e que está buscando aumentar suas propriedades por ser um "capitalista nato".
Zema, na publicação, diz concordar 100% com Russo e, ao final da publicação, escreve "Viva Legião". Uma notificação extrajudicial é um documento que tenta resolver um conflito sem o envolvimento do Poder Judiciário, que pode ser acionado em seguida caso uma possível negociação não prospere.
Concordo 100% com Renato Russo:
— Romeu Zema (@RomeuZema) August 19, 2025
- um país deve preservar suas tradições
- família é a base de tudo
- capitalismo é o melhor sistema de governo para gerar riqueza e tirar as pessoas da pobreza
Viva Legião! pic.twitter.com/ZlKpghFU2o
A letra de "Que País é Esse", que fala em "sujeira prá todo lado" e "ninguém respeita a Constituição", é muito executada também durante atos públicos a favor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que responde a ação no Supremo Tribunal Federal (STF) por atentado contra o estado democrático de direito.
Zema e outros governadores como o de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de Goiás, Ronaldo Caiado (União), e do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), colocaram em campo estratégia para tentar atrair o eleitorado do ex-presidente, que não pode se candidatar em 2026 por estar com os direitos políticos suspensos, decisão tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Outra música executada no ato de lançamento da pré-candidatura de Zema foi "Goodness of God", da cantora e pastora estadunidense Jenn Johnson. O eleitorado evangélico, que em grande parte apoiou as candidaturas de Bolsonaro, também é alvo de Zema.
O lançamento da candidatura teve ainda efeitos especiais. Em várias partes do discurso de Zema, trechos do que era dito pelo governador aparecia ao mesmo tempo em um imenso telão colocado atrás do chefe do Poder Executivo de Minas Gerais. A entrada do governador no auditório onde ocorreu o lançamento da pré-candidatura foi filmada em parte por uma câmera colocada na lapela de Zema.
Houve ainda gravação da preparação do pré-candidato antes da ida para o local do ato, no Amcham Business Center, na zona sul de São Paulo. O governador aparece se aprontando e dizendo que o dia será diferente. "Vai ser um dia daqueles que a gente não esquece. Um dia que marca muito a nossa vida. Eu gosto disso. É de desafio. O que é fácil não tem muita graça", disse, na gravação. Todas as cenas foram postadas nas redes sociais de Zema.