A menos de 15 dias do lançamento de sua pré-candidatura à presidência da República, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), fez nesta sexta-feira (1/8) giro por três cidades do interior de São Paulo, estado comandado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), também citado como um dos possíveis concorrentes ao Palácio do Planalto em 2026.

A visita de Zema ao estado vizinho começou por Franca, importante pólo calçadista de São Paulo, onde foi homenageado na Câmara de Vereadores com a medalha do Mérito Legislativo. Em seguida o governador de Minas esteve em Batatais e Ribeirão Preto, municípios com forte participação no agronegócio. Nas três cidades Zema se encontrou com empresários.

O lançamento do chefe do Poder Executivo Estadual como pré-candidato a presidente da República ocorrerá durante ato do partido Novo no dia 16 na cidade de São Paulo. Zema exerce seu segundo mandato como governador e, portanto, não pode se candidatar novamente ao cargo.

Durante pronunciamentos nas três cidades de São Paulo, Zema evocou raízes familiares com a região. Contou que o bisavô, italiano, chegou ao Brasil e se instalou em Cravinhos, que fica a 24 quilômetros de Ribeirão Preto, onde o parente também residiu. Franca, que das três cidades é a mais próxima de Minas Gerais, está a 90 quilômetros de Ribeirão Preto. A mudança dos antepassados do governador para Araxá, onde nasceu, ocorreu a partir desta última cidade.

Nos discursos Zema repetiu as críticas que faz ao PT, dizendo que a legenda, em Minas, fez um "desgoverno". O primeiro mandato do atual chefe do Poder Executivo Estadual começou em 2019, imediatamente após o fim da gestão de Fernando Pimentel (PT), que tentou a reeleição em 2018 e ficou em terceiro lugar. O segundo turno foi disputado entre Zema e Antonio Anastasia, hoje ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), à época filiado ao PSDB.