O vereador de Belo Horizonte Cláudio do Mundo Novo (PL) disse que a eventual gratuidade no transporte público da capital seria “o céu para toda cidade”. “Quem não quer tarifa zero em sua cidade, gente?”, disse, para, na sequência, apontar que a ideia não seria aplicável em uma cidade da dimensão de Belo Horizonte, com mais de 2,3 milhões de habitantes.

O parlamentar foi entrevistado no programa Café com Política, disponibilizado nesta segunda-feira (25/8) no canal de O TEMPO no Youtube. “Imagino uma cidade pequena, como Caeté (38 mil habitantes), consegue fazer. Talvez não todos os dias, talvez só aos domingos. Ibirité (120 mil habitantes) também consegue. Mariana (61 mil habitantes) (...). Nós estamos tendo esse debate na Câmara, nas comissões. Então, no ouvido do prefeito ainda não tem isso definido. Nem no nosso”, completou. O projeto da Tarifa Zero está atualmente na Comissão de Finanças e Orçamento e deve estar pronto para votação no plenário no começo de setembro. 

Em seu segundo mandato parlamentar na Câmara, Cláudio do Mundo Novo elogiou a relação com os demais vereadores, a despeito dos constantes embates entre parlamentares da esquerda e direita na atual legislatura. “Sem brigas, sem confusão e harmonia maravilhosa”, resumiu.  A respeito da relação com o presidente da Câmara, Juliano Lopes (Podemos), o vereador disse que ele é uma pessoa “extremamente educada e sensível”, “porque o presidente não pode deixar de ouvir o vereador. (...) O presidente precisa entender que nós não queremos atrapalhar a vida dele. Embora tenha direita, esquerda e centro, um não pode atrapalhar o outro, pelo contrário. Nós precisamos do bem da cidade”. 

O parlamentar também elogiou sua relação com o prefeito Álvaro Damião (União Brasil). “Como estou hoje na base do prefeito, eu tenho pedido a ele também mais incisivamente a ajudar nessas coisas que nós precisamos e atender a população na segurança pública, na educação, na saúde, na mobilidade urbana e, claro, também na cultura da cidade”, pontuou.

Eleições 2026

Ligado à comunidade religiosa Missão Mundo Novo e ao deputado federal Eros Biondini (PL-MG), Cláudio Mundo Novo diz que o membro do Congresso Nacional é o seu candidato ao Senado, embora tenha ganhado força nos bastidores o nome do presidente da sigla em Minas, deputado Domingos Sávio, como nome da sigla para a disputa.

"A gente fica vendo um ou outro e logicamente que, no meu caso, eu já tenho o meu candidato ao Senado, que é o deputado Eros Biondini. Está bem nas pesquisas, porque fez um trabalho muito bom. Inclusive é um dos deputados que mais atua na segurança pública do Estado”, disse.

Sobre o governador Romeu Zema (Novo), o vereador afirmou que ele fez um ‘bom trabalho’. “Pegou um governo falido, desinchou a máquina, colocou os salários em dia e resolveu vários problemas no estado. Seria, sim, um bom candidato (à Presidência da República)”, afirmou. 

Na esfera nacional, o vereador ainda aposta na candidatura do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível até 2030. “Sem dúvida, ele (Bolsonaro) será candidato. Nós vamos apoiá-lo. Ajudá-lo a voltar a colocar o Brasil nos trilhos. Precisamos de gente com pulso e atitude, igual o Bolsonaro. É o nosso grande líder, um dos maiores líderes que eu vi”, concluiu.