O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou a liberação de R$ 1 bilhão em recursos do PAC para a ampliação da linha 1 do metrô de Belo Horizonte, com extensão dos trilhos até a altura do viaduto Beatriz, em Contagem. O anúncio será formalizado nesta sexta-feira (29/8), às 10h30, durante visita do petista ao município da região metropolitana.

“Temos uma grande novidade para quem mora na Grande Belo Horizonte: o PAC vai levar a linha 1 do metrô da capital até a cidade de Contagem. Estou falando de investimentos da ordem de R$ 1 bilhão para ligar a Estação Novo Eldorado, em construção, até a Estação Beatriz, que será construída”, destacou Lula, em entrevista exclusiva a O TEMPO.

Confira aqui, na íntegra, a entrevista com o presidente Lula, concedida com exclusividade a O TEMPO.

A liberação do recurso para a obra já havia sido adiantada por O TEMPO há cerca de duas semanas. O chefe do Executivo federal ressaltou que a obra vai ajudar a reduzir os gargalos da mobilidade urbana, com a redução do tempo perdido no trânsito, além de gerar empregos em Contagem, segunda maior cidade comandada pelo Partido dos Trabalhadores no país.

A ampliação do metrô, aliás, é uma das principais pautas da prefeita da cidade, Marília Campos (PT), que chegou a cobrar publicamente de seu correligionário a ampliação dos trilhos. “A única estação de metrô na nossa cidade é a Eldorado. Não podemos continuar assim, precisamos de ampliação. Precisamos melhorar o nosso trânsito”, declarou a prefeita em junho de 2024, durante outra passagem de Lula pelo município.

* A entrevista foi concedida por email.