Moradores de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, podem estar prestes a ver sair do papel uma das mais antigas demandas de mobilidade urbana do município. O governo federal deve anunciar, nos próximos dias, a liberação de recursos para a execução das obras de ampliação da linha 1 do metrô, com expansão dos trilhos até a altura do viaduto Beatriz, na interseção entre a avenida João César de Oliveira e a Via Expressa. 

Conforme apurou O TEMPO, o projeto para a construção de 3,5 km de linha férrea e um novo terminal de passageiros já recebeu sinal positivo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), responsável por liberar o montante para financiamento da obra. Não há confirmação sobre o valor a ser disponibilizado, mas um pedido encaminhado pelo governo de Minas ao Ministério das Cidades, em maio deste ano, indicou a necessidade de R$ 1 bilhão para a execução da obra. 

Procurado, o BNDES não confirmou a liberação oficial dos recursos e informou apenas que “está pronto para receber a solicitação ao projeto”. Mas segundo interlocutores do município, o próprio presidente da entidade, Aloísio Mercadante, teria comunicado à prefeita da cidade, Marília Campos (PT), que o dinheiro está garantido. 

A previsão, no entanto, é que os órgãos envolvidos esperem uma nova visita do presidente Lula (PT) a Contagem para fazer o anúncio oficial do empreendimento. Segundo apurou O TEMPO, há uma expectativa de que o petista desembarque no município ainda este mês. Ele é aguardado para participar da cerimônia de entrega das obras de urbanização e macrodrenagem da avenida Maracanã, realizadas com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

 

Prefeita destaca benefício para a Região Metropolitana

 

A prefeita Marília Campos não confirmou se já foi informada sobre a liberação dos recursos, mas ressaltou os esforços da prefeitura junto ao governo federal para garantir a expansão do metrô. “Esse é um assunto que é prioritário e temos trabalhado muito para garantir que a obra seja feita”, declarou Marília, ao destacar que a ampliação da linha “tem alcance metropolitano”.

Em maio, ao encaminhar para o Ministério das Cidades o pedido de ampliação do metrô até o viaduto Beatriz, o governo de Minas também ressaltou a importância da obra para Contagem, Belo Horizonte e Betim. “Essa expansão é estratégica para a mobilidade e integração da nossa Região Metropolitana”, declarou, à época, o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Bruno Barros.

Atualmente, Contagem conta com apenas a estação terminal Eldorado. Até 2026, a concessionária Metrô BH, que administra o serviço, deve inaugurar na cidade a estação Novo Eldorado. Se sair do papel, o terminal Beatriz também deve ser entregue para a gestão da empresa. 

Prefeita chegou a cobrar Lula pessoalmente

Marília Campos chegou a cobrar pessoalmente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a liberação de recursos federais para a ampliação do metrô até a altura do viaduto Beatriz, no bairro que leva o mesmo nome. 

“A única estação de metrô na nossa cidade é a Eldorado. Não podemos continuar assim, precisamos de ampliação. Precisamos melhorar o nosso trânsito”, declarou a prefeita, em junho de 2024, durante passagem de Lula pelo município. 

Em fevereiro deste ano, ela voltou a pleitear recursos para a obra ao entregar para o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, uma lista de demandas para o presidente da República. Entre os pedidos ao correligionário estava, novamente, a construção de mais uma estação de metrô na cidade, que tem mais de 620 mil habitantes. 

“Eu fiz, lá no meu gabinete (uma demanda sobre o metrô), porque nós precisamos melhorar a mobilidade e ela só vai melhorar com o trem nos trilhos. Não só o transporte ferroviário, mas com a expansão do metrô. Isso está escrito no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A gente espera o apoio do governo Lula pra que a gente tenha mais uma estação do metrô aqui em Contagem”, disse Marília, na ocasião, após o encontro com o ministro Macêdo. 

Além do metrô, a petista também tem pleiteado a implantação do serviço de trens de passageiros como alternativa para melhorar a mobilidade da região metropolitana. Em outubro do ano passado, por exemplo, durante audiência pública da Agência Nacional de Trasportes Terrestres (ANTT), ela defendeu que a malha ferroviária utilizada hoje exclusivamente para o transporte de cargas sirva também para o transporte público