O Conselho de Administração da Copasa aprovou, nesta quarta-feira (26 de fevereiro), a indicação do ex-secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Fernando Passalio para a presidência da Copasa. Indicado pelo governador Romeu Zema (Novo), Passalio assumirá a companhia na próxima terça (4 de março).

O ex-secretário de Desenvolvimento Econômico substituirá Guilherme Duarte de Faria, que renunciou à presidência para ir para a iniciativa privada. Em comunicado ao mercado, a Copasa agradeceu a Faria e o parabenizou pela liderança, “importante para a performance, o desempenho e o crescimento dos resultados”. O ex-presidente permanecerá no Conselho de Administração.

Faria ficará até a próxima terça, quando Passalio assumirá a Copasa, para conduzir a transição. O ex-secretário, exonerado do Desenvolvimento Econômico nessa terça, chegará à companhia após a assembleia geral extraordinária desta quinta (27 de fevereiro), em que alterações no estatuto social da empresa estarão sobre a mesa.

Passalio deixou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico em meio a mudanças que alinharam o primeiro escalão do governo Zema ao vice-governador Mateus Simões (Novo), pré-candidato ao governo de Minas Gerais em 2026. A saída do ex-secretário era dada como certa nos corredores da Cidade Administrativa quando Simões assumisse o Executivo, o que acontecerá em março de 2026.

A ex-secretária adjunta de Governo Mila Corrêa da Costa substitui Passalio à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que voltará à pasta em que foi subsecretária de Gestão de Imóveis. Mila é próxima de Simões, que conhece desde a época de Assembleia Legislativa de Minas Gerais, onde ambos são servidores efetivos. Ela é consultora e ele, procurador. 

A saída de Faria, por sua vez, é a segunda baixa na diretoria executiva da Copasa em menos de um mês. Em 11 de fevereiro, o Conselho de Administração elegeu Adriano de Moura, ex-Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), como novo diretor de Finanças e de Relações com Investidores. Ele assumiu a diretoria na última segunda, substituindo Carlos Augusto Berto.