Uma emissora ligada ao ex-presidente da Câmara Federal Eduardo Cunha estreia nesta terça-feira (1º de julho) em Belo Horizonte. Trata-se da Rádio Maravilha, que dará início à programação a partir de um estúdio provisório no térreo de um prédio. Após a conclusão das obras, a rádio migrará para o estúdio principal, com estrutura panorâmica.

A nova emissora tem sede na Savassi, mesma região (Centro-Sul) onde o ex-deputado passou a se hospedar após aumentar a presença em Minas. Questionada sobre a atuação de Cunha na estreia ou eventual aparição, a assessoria do político não informou. No início da carreira parlamentar, ele ficou conhecido por participações diárias em uma rádio gospel no Rio de Janeiro.

O slogan da nova rádio é: “Rede 89 Maravilha, a rádio de todas as igrejas, que toca o som do céu”. No Instagram, foram divulgados vídeos com pastores e bispos de diferentes comunidades evangélicas convidando os fiéis a sintonizarem. Em algumas postagens, a rádio sugere: “chame sua igreja e avise seu pastor!”.

Na grade, estão programas como o “Jornal Uai Maravilha” e “Notícias do Esporte”, com programação esportiva nos intervalos dos cultos noturnos. A emissora ficará no ar 24 horas por dia.   

No Estado, a Maravilha também opera em Uberaba, no Triângulo Mineiro, onde passou a transmitir de forma exclusiva todos os jogos do Uberaba Sport Club, centenário time da cidade que agora conta com o patrocínio de Cunha. Na programação, um narrador convida: “tudo, tudo sobre os bastidores e no campo de jogo. Rádio Maravilha junto com o Colorado no Campeonato Mineiro do Módulo II”. No Instagram, o clube reforça a parceria: “sintonize na Rádio Maravilha, a rádio parceira do Uberaba Sport Club, e acompanhe cada lance!”.

Em abril, quando a rádio estreou na cidade, o ex-deputado comunicou em uma rede social: “eu sou Eduardo Cunha, da nossa Rádio Maravilha, que está sendo instalada em Uberaba. Passo aqui para desejar todo sucesso ao Uberaba Sport Club nessa sua luta para chegar à primeira divisão. Contem conosco”. Além das transmissões dos jogos, a rádio toca músicas gospel e deve abrir filial em Uberlândia, também no Triângulo Mineiro. Em Minas, as estações a cargo do ex-deputado estariam em nome de Daniel Cardoso Sá, genro dele, casado com a deputada federal Dani Cunha (União Brasil-RJ).

Possível candidatura em Minas

Nos bastidores, a informação é que Cunha ensaia uma candidatura para deputado federal por Minas, apesar de ser carioca e ter construído a trajetória no Rio de Janeiro - onde a Rede Maravilha passou a operar em uma frequência desde o ano passado. Uma das justificativas para não concorrer pelo Rio seria para não disputar com a filha.

Agora filiado ao Republicanos, Cunha estava no PMDB - hoje MDB - quando abriu o processo de impeachment contra a então presidente Dilma Rousseff (PT). Depois, foi alvo da Lava Jato e cassado na Câmara. Em 2022, não conseguiu se eleger deputado federal pelo PTB de São Paulo.

Na quinta-feira (26 de junho), o ex-deputado chegou ao aeroporto de Confins e foi recebido com gritos de “ladrão” por parte de bolsonaristas que esperavam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Com informações de Lara Alves e Renato Alves