O partido Novo oficializa, na próxima terça-feira (29 de abril), o novo diretório municipal da legenda em Belo Horizonte. Kathleen Garcia é a primeira mulher a ocupar o cargo e assume a função com o discurso de continuidade do trabalho da atual gestão e com forte respaldo das lideranças do partido em Minas Gerais. A escolha de seu nome, ainda que sem disputa interna, marca uma continuidade da atual condução do partido, em um momento de transição que busca reforçar pontes com a sociedade civil e manter alinhamento estreito com os diretórios estadual e nacional.
A cerimônia de posse acontece às 19h, no Rooftop do Mercado de Origem, na região Oeste da capital, e também marcará a oficialização da nova diretoria executiva. Além de Kathleen, tomam posse Alexandre Nogueira (vice-presidente), Américo Júnior (secretário de finanças), Carlos Sá (secretário administrativo) e Eduardo Hamacek (secretário de assuntos legais e institucionais).
A escolha de Kathleen se deu sem concorrência e com apoio declarado da atual cúpula estadual. O ex-presidente municipal Frederico Papatella foi alçado à vice-presidência estadual, ao lado de Christopher Laguna, reconduzido à presidência estadual do Novo. Kathleen, por sua vez, mantém relação próxima com ambos e já declarou, em diferentes ocasiões, que sua gestão será de continuidade e harmonia entre as esferas do partido.
“Temos mantido o modelo de sucessão na construção da nossa história. Vemos com bons olhos esse processo sucessório. Eu, por exemplo, fui secretária Administrativo financeira do Diretório Estadual, na gestão Bernardo Santos (2016-2018) e fui responsável financeira na campanha do governador Romeu Zema na eleição de 2018. Depois fui secretária de assuntos institucionais na gestão Fred Papatella passada. Vamos trazendo o histórico”, argumenta.
Secretária de Estado adjunta de Desenvolvimento Econômico no governo Zema desde junho de 2022, a nova presidente municipal do Novo é graduada em Comércio Exterior pela UNA, pós-graduada em finanças corporativas pela Fundação Dom Cabral e mestre em estratégia e mercadologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com foco em finanças. Kathleen está na Secretaria de Desenvolvimento Econômico desde maio de 2021, quando começou atuando como subsecretária de Promoção de Investimentos e Cadeias Produtivas. Entre janeiro de 2019 e maio de 2021, ela foi ouvidora geral adjunta do Estado de Minas Gerais.
O perfil técnico-administrativo, porém, convive com uma atuação cada vez mais política nos bastidores. Nas redes sociais, as publicações de Kathleen transitam entre elogios ao governador Romeu Zema, críticas ao governo federal e postagens alinhadas com o posicionamento ideológico da legenda, incluindo republicações com tom irônico sobre decisões do Supremo Tribunal Federal.
Sua última publicação foi no dia 13 de abril, quando acompanhou a visita oficial do governador à Câmara Municipal de Belo Horizonte ao lado dos vereadores do partido. “Minha primeira missão oficial como presidente do diretório municipal do Novo”, escreveu Kathleen no Instagram.
Para o Novo, o discurso da nova presidente reforça princípios do partido, como a liberdade individual e valorização do trabalho como motor de geração de riqueza. Segundo Kathleen, a atuação do diretório municipal será voltada à formação de representantes confiáveis e ao fortalecimento do Novo como uma alternativa política sólida na capital mineira.
“Nosso grande desafio hoje é conciliar, harmonizar. As diferentes visões de mundo estão nos levando ao antagonismo. Dentro desse cenário, temos como meta o crescimento e o fortalecimento da instituição Novo, para que seja um espaço onde cada indivíduo, diverso e único, possa atuar em prol da sociedade de Belo Horizonte”, declarou.
O Partido Novo em Minas definiu suas prioridades para as eleições de 2026. A legenda quer vencer a disputa no Estado com a candidatura do vice-governador Mateus Simões (Novo), eleger Romeu Zema (Novo) presidente da República, dobrar a quantidade de deputados estaduais, com a conquista de quatro vagas, e eleger pelo menos dois deputados federais, de acordo com fontes da legenda.