Com décadas dedicadas ao jornalismo e à análise política, o gaúcho de Cachoeira do Sul Alexandre Garcia, de 85 anos, é o mais novo integrante do time de colunistas de O TEMPO. O jornalista já atua diariamente em seu canal no YouTube, com mais de 3 milhões de inscritos, no X (antigo Twitter), com cerca de 4,5 milhões de seguidores, e no Instagram, onde tem mais de 2,3 milhões de seguidores. Garcia ainda veicula seus comentários políticos diariamente em aproximadamente 210 emissoras de rádio no país e no canal da revista Oeste no Youtube.
Também escreve semanalmente para dezenas de jornais, entre os quais O TEMPO, que começa a publicar suas colunas a partir da próxima quarta-feira (14/8) neste Aparte. Além das colunas no jornal impresso, as análises de Garcia também serão veiculadas às terças-feiras no Canal de O TEMPO no YouTube a partir de amanhã.
Carreira
Nascido em 11 de novembro de 1940, em Cachoeira do Sul (RS), Alexandre Eggers Garcia foi professor de Jornalismo no Uniceub/DF, subsecretário de imprensa por 18 meses de João Figueiredo (1979-1985), o último presidente do governo militar (1964-1985). Na imprensa brasileira, Garcia trabalhou por dez anos como repórter do “Jornal do Brasil”; por sete anos em publicações do grupo Bloch, como articulista e diretor de redação das revistas “Manchete” e “Mulher de Hoje”, além de diretor e apresentador da TV Manchete. Em seus 32 anos como funcionário da TV Globo, Alexandre Garcia foi repórter, apresentador e diretor em Brasília. Também foi comentarista político nos canais CNN, Jovem Pan e Canal Rural.
Como repórter, cobriu guerras no Líbano, em Angola e nas Ilhas Malvinas. Atuou como enviado especial em diversos países, como Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia, Peru, Paraguai, México, Estados Unidos, Japão, China, Marrocos, Angola, África do Sul, Espanha, Itália, França, Alemanha, Israel e Líbano.
Escreveu os livros “João Presidente”’, sobre sua experiência com João Figueiredo, “Nos Bastidores da Notícia” e “De Brasília, Alexandre Garcia”, sobre sua experiência na cobertura política na capital federal.
Seu primeiro prêmio jornalístico foi na área do agro, com reportagem especial sobre os primeiros escoamentos de soja exportada no Rio Grande do Sul, em 1972. Foi ainda condecorado pela Rainha Elisabeth II com a Ordem do Império Britânico. Também detém as homenagens Ordem do Rio Branco, Ordem do Mérito Militar, Ordem do Mérito Aeronáutico, Ordem do Mérito Naval, Ordem do Mérito da Justiça Militar, Ordem do Mérito da Justiça do Trabalho, Medalhas do Pacificador, Tiradentes/PMDF, Santos Dumont, Tamandaré, Exército, Cordeiro de Farias, Mascarenhas de Moraes, Mérito Alvorada, Defesa Civil, Oswaldo Cruz, Mérito Tocantins, Tenente Vaz. Garcia é ainda doutor honoris-causa da Uniscecap/DF e cidadão honorário de Estrela, Encantado, Brasília e Porto Alegre.
Equipe
Com a entrada de Alexandre Garcia, a escalação do time de colunistas da editoria de Política de O TEMPO fica da seguinte forma: Vittorio Medioli às segundas-feiras; Garcia às quartas; William Waack às quintas; Paulo Paiva às sextas; e Márcio Coimbra aos sábados.