PBH

Apoio de Kalil a ex-secretário tem interpretações divergentes nos bastidores

Enquanto algumas fontes apontam que anúncio foi ''cutucada'' em Fuad Noman (PSD), Kalil diz que seu estilo ''é ser direto''

Por Gabriel Ronan
Publicado em 06 de dezembro de 2023 | 11:35
 
 
 
normal

O apoio de Alexandre Kalil (PSD) ao seu ex-secretário de Saúde, Jackson Machado Pinto, para a corrida eleitoral pela Prefeitura de BH foi recebido de maneira divergente por pessoas ligadas ao ex-prefeito. Conforme apurou o Aparte com uma pessoa próxima à gestão de Kalil na capital mineira, o anúncio pode ser interpretado como uma “cutucada” do ex-presidente do Atlético no atual chefe do Executivo municipal, Fuad Noman (PSD). 

Essa fonte aposta que o apoio de Kalil a Jackson Machado Pinto foi um recado para que Fuad peça o amparo do ex-prefeito na corrida eleitoral do ano que vem. Nos bastidores, isso ainda não aconteceu, apesar de Noman ter assumido a PBH somente porque Kalil renunciou à cadeira para concorrer ao governo de Minas Gerais. 

A mesma pessoa acredita que a escolha de Jackson Machado Pinto para esse “aviso” de Kalil ao prefeito Fuad não é por acaso. Após romper com o ex-vice-prefeito Paulo Lamac (Rede), Alexandre ficou entre Noman, então secretário municipal de Fazenda, e Machado Pinto, da Saúde, para compor sua chapa como vice nas eleições de 2020. A decisão tinha grau de importância ainda maior, uma vez que já se sabia da intenção de Kalil de concorrer ao governo de Minas em 2022. No fim das contas,a opção foi por Fuad.

Em junho deste ano, Kalil e Fuad se encontraram para discutir a eleição de 2024 com intermediação do deputado estadual Cássio Soares, atual presidente do PSD em Minas Gerais. Apesar disso, o ex-prefeito não tem feito acenos ao atual mandatário, e vice-versa. Pelo contrário, o ex-presidente do Atlético não só apoiou Jackson, como também se encontrou meses antes, em março, com o senador Carlos Viana (Podemos) em Brasília, outro nome cotado para a PBH.

Kalil rebate

Diante das alegações dessas pessoas ligadas à gestão de Alexandre Kalil em BH, o ex-prefeito conversou rapidamente com o Aparte nesta quarta-feira (6/12) e rebateu qualquer possibilidade de “mandar aviso” a Fuad. “Cutucar os outros não faz parte do meu estilo. Meu estilo é ser direto”, disse.

Outra fonte ligada ao ex-prefeito garante que o apoio a Jackson Machado Pinto é “pra valer”. Essa pessoa acredita que Kalil vê no ex-secretário um potencial favorito na disputa, apesar dele não ter histórico político. Há o entendimento de que o trabalho do médico no combate à pandemia da covid-19, na construção e reforma de UPAs e centros de saúde e na abertura do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, na região do Barreiro, é um diferencial. 

Jackson Machado Pinto, conforme consulta da reportagem ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não é filiado a um partido político no momento. O ex-secretário completou 70 anos neste ano e é muito próximo a Kalil, tendo uma filha casada com um filho do ex-prefeito.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!