As lideranças das federações PT/PCdoB/PV e Psol/Rede se reuniram na noite dessa terça-feira (18/7) em Belo Horizonte para tentar costurar um acordo por uma candidatura única na cidade em 2024. Ainda não há nomes definidos, mas há a intenção de construir uma coalizão capaz de devolver à PBH ao campo de esquerda. 

Presidentes municipais de todos os partidos dessas federações marcaram presenças, entre eles o ex-vice-prefeito Paulo Lamac (Rede), a ex-deputada federal Jô Moraes (PCdoB) e a atual deputada estadual Bella Gonçalves (Psol). Um novo encontro deve acontecer em agosto, quando as partes desejam avançar ainda mais nas tratativas da chapa única. 

“As duas federações vão continuar dialogando na busca pela avaliação do cenário e dos nomes que nós temos. Ainda não fechamos em termos de nomes, mas existe um pouco essa tendência. Em agosto, teremos a presença das figuras públicas que as federações têm para fomentar a discussão na cidade sobre as eleições de 2024”, afirma Bella Gonçalves, ex-vereadora de BH. 

Apesar de não garantir que será o nome escolhido, até pelo início das discussões, a deputada não descarta ser a candidata do campo à esquerda. “Acho que eu construí uma trajetória desde a Câmara com a Gabinetona. Fizemos os debates centrais da cidade, como o trabalho nas periferias, que já é antigo, e a questão da mobilidade urbana. Além de que Belo Horizonte nunca teve uma prefeita. Mas, é claro que ainda é cedo para afirmar se somos ou não candidatas. Precisamos de um campo comum não só capaz de disputar, mas de vencer as eleições”, diz a deputada Bella Gonçalves. 

Outros nomes à esquerda são discutidos nos bastidores para disputar a prefeitura de BH, como a deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT) e o deputado federal Rogério Correia (PT). Fora das federações mencionadas, PDT e PSB também podem ter candidatos na cidade.