VISITA DO PRESIDENTE

Lula terá agendas ‘fora da bolha’ em BH, reunião com Kalil e deixa petistas fora

Além de dividir palanque com o governador Romeu Zema (Novo), o presidente deve se encontrar com o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia e com o ex-prefeito de BH

Por Gabriel Ronan
Publicado em 07 de fevereiro de 2024 | 12:30
 
 
 
normal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai priorizar agendas com políticos e empresários “fora da bolha” em Belo Horizonte. Conforme apurou o Aparte, Lula deve se encontrar, por exemplo, com o ex-ministro do Turismo Walfrido dos Mares Guia (sem partido) e com o ex-prefeito de BH Alexandre Kalil (PSD). O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD), também deve integrar a agenda, que acontece na noite desta quarta-feira (7). 

Conforme já mostrou O TEMPO, Lula também deve subir no mesmo palco do governador Romeu Zema (Novo), que tem sido uma oposição ao Planalto desde o retorno do petista. Com Zema, o presidente vai ter se encontrado com quatro chefes de Executivo colocados à direita: Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro; Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo; e Ratinho Júnior (PSD), do Paraná, foram os anteriores. 

Chama a atenção também que o presidente cancelou a agenda que faria em Juiz de Fora, na Zona da Mata, cidade onde o PT governa com a ex-deputada federal Margarida Salomão. Lula, ao menos por ora, também não sinalizou se irá a Contagem, maior prefeitura da legenda em Minas, hoje liderada por Marília Campos. 

O presidente antecipou sua chegada a BH e pegou petistas mineiros de surpresa. Inicialmente, ele chegaria à noite no Estado, mas estará em terras mineiras a partir das 13h40 desta quarta. Desde que assumiu o terceiro mandato, Lula não veio a Minas Gerais, que foi decisiva na vitória contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2022. 

Por isso, desde que cancelou a visita prevista para setembro de 2023 em razão de uma operação no quadril, a pressão por uma agenda no Estado por deputados federais e estaduais do PT de Minas, que já não comandam um ministério na Esplanada, é crescente.

A única agenda oficial de Lula em Minas vai acontecer nesta quinta-feira (8), quando ele participa de evento para 800 pessoas no Minascentro, em BH. O governador Zema irá à agenda, mas deve se sentar longe do presidente e da primeira-dama Janja da Silva. A tendência é de que o prefeito de BH Fuad Noman (PSD) seja o anfitrião da solenidade. 

De Brasília, além de Lula e Pacheco, devem vir a BH o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa; o ministro dos Transportes, Renan Filho; o ministro da Educação, Camilo Santana; a ministra da Saúde, Nísia Trindade; o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; e a ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

Com informações de Letícia Fontes e Gabriel Ferreira Borges

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!