O candidato ao governo de Minas, Alexandre Kalil (PSD), divulgou em suas redes sociais que o evento com a presença do candidato à presidência da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT), nesta quinta-feira (18), na praça da Estação, Centro de Belo Horizonte, será aberto ao público com acesso livre, sem necessidade de cadastro prévio. Isso ocorreu depois da confusão gerada pela demanda de cadastro no site oficial do evento. Diante da confusão, tanto o Partido dos Trabalhadores quanto Kalil reforçaram a informação de que o evento é aberto.
"Iniciamos nossa corrida eleitoral e vamos com tudo. Convoque seus amigos e familiares (...). O evento é aberto", postou o ex-prefeito de Belo Horizonte.
Bom dia, gente. Hoje tem @LulaOficial e Kalil em BH! Iniciamos nossa corrida eleitoral e vamos com tudo. Convoque seus amigos e familiares. Nosso encontro acontece na praça da Estação, a partir das 16h, e o evento é aberto. Te esperamos lá, por Minas Gerais e pelo Brasil! 🇧🇷 🔺
— Alexandre Kalil 55 (@alexandrekalil) August 18, 2022
O site tem um espaço para cadastro com imagens e informações do comício. Mas, esse cadastro é para quem quer receber novidades da campanha de Lula, ou seja, não tem nenhuma ligação com o acesso ao evento. A entrada das pessoas está liberada, será por ordem de chegada, respeitando o limite de lotação do amplo espaço da praça da Estação.
Quem desejar se cadastrar deve autorizar a retenção dos dados pessoais por parte da campanha. Dessa forma, o PT segue a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A informação no site é que, ao se cadastrar, o apoiador aceita 'participar do movimento ‘Vamos Juntos Pelo Brasil’ e declara estar 'ciente que os dados poderão ser usados conforme descrito na Política de uso de dados'.