A deputada federal mineira Áurea Carolina (PSOL) vai integrar a equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A parlamentar vai compor o grupo técnico para assuntos ligados à cultura. O anúncio oficial foi feito pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), nesta segunda (14), em uma rede social.
Áurea, em 2018, foi a terceira deputada mais votada naquele pleito, e ficou em quarto lugar na disputa pela prefeitura de BH em 2020. Em 2022, decidiu por não se candidatar à reeleição. Após o anúncio de Alckmin, Áurea se pronunciou em uma rede social.
“Fico honrada em receber esse chamado para contribuir com o processo histórico de retomada institucional das nossas políticas culturais. Ao longo dos últimos 4 anos, nosso mandato integrou a Comissão de Cultura da Câmara, espaço fundamental para a resistência democrática”, comentou.
A deputada, na publicação, elencou ainda os pontos a serem priorizados na política cultural do país.
“Lá atuamos com firmeza no enfrentamento à censura, no socorro ao setor cultural na pandemia, pela descentralização e aprimoramento do fomento e pela valorização da cultura viva, das artes, das culturas negras e periféricas, do patrimônio e dos povos e comunidades tradicionais”, pontuou Áurea.
O grupo que Áurea fará parte também vai contar com o ex-ministro da cultura e ex-secretário municipal de cultura de BH Juca Ferreira, a cantora baiana Margareth Menezes, o poeta pernambucano Antônio Marinho, a atriz, diretora e produtora Lucélia Santos, e o secretário nacional de Cultura do PT, Márcio Tavares.
Em 2016, Áurea foi eleita para o seu primeiro cargo eletivo como, naquela época, a vereadora mais bem votada da história de Belo Horizonte. Posto esse superado quatro anos depois pela deputada eleita Duda Salabert (PDT). Em 2018, ela se candidatou a deputada federal e foi eleita como terceira parlamentar de Minas com o maior número de votos. Em 2020, Áurea tentou pelo PSOL chegar à prefeitura de Belo Horizonte e ficou em quarto lugar naquele pleito.
Mineiros na equipe de transição
Áurea Carolina se junta a outros políticos mineiros na equipe de transição de Lula. Também já foram anunciados, o senador Alexandre Silveira no grupo da infraestrutura, o deputado estadual André Quintão (PT), que será um dos coordenadores da transição na área de assistência social, e a vereadora de Belo Horizonte e deputada estadual eleita Macaé Evaristo (PT), que estará no grupo da educação.