Reação

'Avacalhação geral da República', diz vice da Câmara sobre áudio de Bolsonaro

Deputado criticou o senador, dizendo que ele agiu como vassalo, e o presidente, por incentivar impeachment de ministros do STF

Por Da Redação
Publicado em 12 de abril de 2021 | 10:21
 
 
 
normal

Vice-presidente da Câmara Federal, o deputado Marcelo Ramos (PL-AM) chamou de "avacalhação geral da República" as revelações do áudio divulgado pelo senador Kajuru (Cidadania-GO) no qual o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) faz comentários sobre a CPI da Covid e sobre ministros do Supremo Tribunal Federal  (STF).

"Um senador grava o presidente da República. Um senador age como um vassalo pedindo pra ser poupado pelo presidente. Um presidente pede para um senador poupá-lo numa investigação, investigar governadores e abrir impeachment de ministro do STF. É a avacalhação geral da República", opinou Marcelo Ramos em suas redes sociais.

No áudio citado por Marcelo Ramos, o senador Kajuru diz a Bolsonaro que não pode ser colocado no mesmo nível de outros senadores e que busca uma investigação mais ampla da CPI. Bolsonaro defende que governadores e prefeitos também sejam incluídos na investigação da CPI, defendendo que o senador trabalhe para mudar o objetivo da comissão, para que o resultado não seja desfavorável ao governo.

“Você tem de fazer do limão uma limonada", ainda disse Bolsonaro, defendendo que Kajuru e outros senadores pressionassem para tocar adiante pedidos de impeachment contra ministros do Supremo. Ao saber que Kajuru pediu ao STF que determine a instalação do procedimento contra o ministro Alexandre de Moraes, Bolsonaro respondeu: "Parabéns para você".

Ao jornal "O Estado de S. Paulo", Kajuru disse que avisou ao presidente, 20 minutos antes, que publicaria o áudio da conversa. Ele ainda disse que não é "amigo íntimo" de Bolsonaro e que o presidente sabia que a conversa "era política e todo mundo tem que ter acesso a ela".

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!