O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, irá participar, neste sábado (13), da Marcha para Jesus no Rio de Janeiro (RJ). Esta será a 11ª edição do evento que o mandatário marca presença dentro do intervalo de apenas quatro meses, sempre fora de Brasília (DF). Desta vez, o ato evangélico será no Rio de Janeiro (RJ).

Desde abril, Bolsonaro viajou, no avião presidencial, para a Marchas para Jesus em Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Manaus (AM), Balneário Camboriú (SC), Vitória (ES) e Recife (PE). Há registros na agenda oficial da presença do presidente em mais de um evento no mesmo dia. Em 9 de julho, ele esteve na Marcha para Jesus durante a manhã em São Paulo (SP) e em Uberlândia (MG), durante a tarde. Em 16 de julho, uma semana depois, a viagem foi para atos em Natal (RN) e Fortaleza (CE).

A expectativa é que ele repita discursos agressivos que tem feito contra o sistema eleitoral e que esta eleição é uma “luta do bem contra o mal” e significa a defesa da liberdade. Os evangélicos são parte relevante no eleitorado de Bolsonaro e reforçam posições conservadores defendidas pelo mandatário, como pautas contrárias à legalização do aborto e das drogas e ao que chamam de “ideologia de gênero”.

Além das Marchas para Jesus, outros eventos religiosos – sendo a maioria esmagadora de cunho evangélico - atraem Bolsonaro ao redor do país. Em um período maior, desde janeiro deste ano, ele já participou de 41 agendas em vários estados, em 31 dias diferentes. Houve desde a inauguração de uma rede gospel no Acre até cultos em convenções da Assembleia de Deus em diferentes regiões, incluindo Juiz de Fora (MG), destino escolhido para o lançamento da campanha eleitoral na próxima terça-feira (16)

Há na contagem, ainda, eventos em que Bolsonaro participou ativamente como chefe de governo e não como ativista religioso, mas que tiveram teor religioso, como a cerimônia de entrega das obras de restauração da Igreja do Bom Jesus dos Martírios, em Maceió (AL), em 28 de junho. No evento, posou ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e do senador Fernando Collor (PTB-AL).

Além do centro do Rio de Janeiro, Osasco (SP) também terá a Marcha para Jesus na manhã deste sábado. Bolsonaro tinha planos de ir ao ato, mas cancelou para participar de um podcast também em solo carioca. Há pelo menos outros cinco eventos agendados até o final da campanha eleitoral e que devem ter a presença de Bolsonaro, em Sorocaba (SP), Barueri (SP), Salvador (BA), Indaiatuba (SP) e Niterói (RJ).

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.