Eleições 2022

Com Mitraud, Felipe D’Avila retorna a Belo Horizonte

O candidato à presidência irá ao lançamento do comitê de campanha de Zema e fará caminhada ao lado de candidatos do Novo no Mercado Central

Por Gabriel Ferreira Borges
Publicado em 25 de agosto de 2022 | 12:03
 
 
 
normal

O candidato à presidência da República Felipe D’Avila (Novo) voltará a Belo Horizonte, neste sábado (27), em agenda de campanha. Ao lado do candidato a vice Tiago Mitraud (Novo), D’Avila irá comparecer ao lançamento do comitê central de campanha do governador Romeu Zema (Novo). O comitê, localizado na Avenida Afonso Pena, 1.700, será inaugurado às 13h30. 

Antes, D’Avila deve fazer uma caminhada no Mercado Central de Belo Horizonte ao lado de candidatos a deputado federal e estadual do Novo. A agenda será ao menos a quinta do candidato à presidência em Minas desde maio. Além de vir a Belo Horizonte, o postulante já visitou Matozinhos, na Região Metropolitana, e Juiz de Fora, na Zona da Mata.

Como já admitiu a O TEMPO, D’Avila trata Zema como o principal cabo eleitoral na corrida para o Palácio do Planalto. “Zema é a melhor vitrine do Novo e meu cabo eleitoral. Mostrou, ao chegar ao poder, a competência para sanear as finanças públicas do estado [...]. Um governo cuja popularidade reflete a entrega, é isso que é a boa política do Brasil", disse. Zema é o único governador eleito pelo Novo.

Entretanto, D’Avila enfrenta dificuldades para explorar a avaliação positiva de Zema. Embora o governador lidere a sucessão estadual com 46,2% das intenções de voto, o candidato à presidência tem apenas 0,4% da preferência do eleitorado mineiro, de acordo com a pesquisa DATATEMPO realizada entre 11 e 16 de agosto. Inclusive, D'Avila oscilou negativamente em relação à rodada de julho, quando somava 0,6%.

Apesar de ser cortejado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), Zema, inclusive, declarou, ao menos publicamente, apoio a D’Avila na campanha presidencial. “Como eu já disse, no Novo nós temos um candidato a presidente, o Luiz Felipe d'Avila. E o meio apoio é ao partido e ao candidato do partido. Tenho essa lealdade ao partido”, afirmou, ainda em maio, em busca de se descolar de Bolsonaro, quem apoiou em 2018. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!