BRASÍLIA - O PL, principal partido de oposição e que abriga o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), deve comandar três comissões no Senado pelos próximos dois anos. Uma delas, a Comissão de Segurança Pública, deve ser entregue ao senador Flávio Bolsonaro (RJ).

A sigla também deve ter o cargo de vice-presidente do Senado. O indicado será o senador Eduardo Gomes (TO). As negociações foram costuradas em troca de apoio ao favorito para o cargo de presidente do Senado – e do Congresso Nacional – Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). 

As eleições para a Mesa Diretora serão realizadas neste sábado (1º), enquanto as das comissões devem ficar para as próximas semanas. Os outros colegiados que devem ir para o PL são a Comissão de Infraestrutura, com o senador Marcos Rogério (RO), e a de Esportes, com o senador Romário (RJ) - que deve ser reconduzido. 

O PL, assim como outros nove partidos, firmou apoio a Alcolumbre na tentativa de conseguir cargos. A estratégia foi declarada abertamente por Jair Bolsonaro (PL), que rebateu o senador Astronauta Marcos Pontes (SP), filiado à legenda, que decidiu se lançar de forma avulsa. 

Apesar de costuradas no apoio a Alcolumbre, as indicações do PL às comissões do Senado só serão feitas depois da eleição de sábado. Os cargos são preenchidos depois de votações nos próprios colegiados, mas costumam ter resultados que são feitos por acordos.