BRASÍLIA - A Polícia Federal (PF) incluiu o blogueiro Paulo Figueiredo na investigação sobre a atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos. Figueiredo e Eduardo são aliados e têm participado de reuniões em território norte-americano; a investigação suspeita que eles estejam agindo contra os interesses do Brasil naquele país. A informação é da GloboNews.
Alinhado a Eduardo, Paulo Figueiredo agora é investigado pelos crimes de obstrução, coação e abolição violenta do Estado democrático de direito. Esse inquérito é relatado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e é no âmbito dessa ação que ele impôs medidas cautelares a Jair Bolsonaro (PL), entre elas recolhimento noturno e monitoramento por tornozeleira eletrônica.
Eduardo Bolsonaro é o centro da investigação
O inquérito para investigar a atuação de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos foi instaurado em maio pelo Supremo Tribunal Federal partindo das acusações de que o deputado estaria agindo para constranger e intimidar autoridades brasileiras articulando sanções internacionais contra o país.
Dois meses depois, no último dia 9, o presidente norte-americano Donald Trump anunciou uma sobretaxa de 50% sobre as exportações brasileiras em carta que citava o processo em que Jair Bolsonaro (PL) é réu por tentativa de golpe de Estado.
No último dia 18, o relator Alexandre de Moraes impôs medidas restritivas a Bolsonaro por considerar que o ex-presidente confessou os crimes de coação e obstrução da Justiça ao dizer que Trump só recuaria desse tarifaço se avançasse a anistia para os envolvidos no inquérito golpista.