A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) afirmou em suas redes sociais que, há três semanas, foi acometida pela herpes zoster, doença causada pelo vírus causador da catapora. Segundo ela, por causa disso ela chegou a ficar com o rosto paralisado e foi necessário que ficasse internada por um tempo.

"Minha infecção ocorreu no ouvido, caso raro, e causou uma paralisia facial. Fiquei internada alguns dias. Faço tratamento para amenizar a situação", disse Damares, afirmando que era esse o motivo para estar utilizando máscaras nas dependências do Senado, como O TEMPO mostrou. Na ocasião, a assessoria da ministra disse que o equipamento era usado por recomendação médica, devido à baixa imunidade.

"Estou bem e trabalhando, mas nem preciso explicar o quanto é constrangedor para uma mulher passar por isso. Por isso, fico triste com a falta de empatia. Imagino o que passaram tantas pessoas que são acometidas pela mesma doença. Por isso, o melhor caminho é a prevenção", reforçou Damares Alves.

A ex-ministra então lembrou que a Sociedade Brasileira de Imunizações indica a vacina para pessoas com mais de 50 anos, sendo recomendado de rotina para pessoas acima de 60 anos. "Se você já teve catapora na infância, como eu, saiba que o vírus já está em você", disse, compartilhando informações do site do Ministério da Saúde sobre a doença "também conhecida como cobreiro". "Informe-se sobre os sintomas, previna-se e busque orientação médica".

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.