ELEIÇÃO NO SENADO

Disputa para o TCU tem alfinetadas de Kátia Abreu em Anastasia e Bezerra

Os três senadores disputam, nesta terça-feira (14), uma vaga no Tribunal de Contas da União

Por Levy Guimarães
Publicado em 13 de dezembro de 2021 | 18:38
 
 
 
normal

A terça-feira (14) no Senado será marcada por uma disputa interna entre três senadores por uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU). Uma vaga de prerrogativa da Casa foi aberta com a saída do ex-ministro Raimundo Carreiro, que será embaixador do Brasil em Portugal.

Kátia Abreu (PP-TO), Antonio Anastasia (PSD-MG) e Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) são os três candidatos ao posto, que é vitalício até os 75 anos de idade. Nesta segunda (13), pelas redes sociais, Kátia ironizou as contas feitas pelos adversários, que demonstram otimismo em uma eventual vitória.  

“Acho que o colégio eleitoral do senado aumentou muito: 

51 votos declarado por Anastasia 

52 votos declarado por Bezerra 

Será que não tá sobrando nenhum pra mim? Nem o meu ? Vamos esperar abrir as urnas pra saber se o meu estará lá dentro né. Pois é.”

 

O Senado tem 81 parlamentares. Como não há acordo entre os senadores sobre o escolhido para o TCU, a vaga será definida no voto. Entre os senadores, não há um favoritismo claro entre os três postulantes.

Kátia Abreu tem sido ativa nas redes sociais. Também nesta segunda (13), ela disse que em 128 anos de existência do Tribunal, tivemos 100 ministros, mas apenas duas mulheres. “Agora o Senado terá uma chance no dia 14/12”, afirma a senadora.

No sábado (11), Kátia se disse “confiante na vitória e segura dos apoios firmes” que tem recebido dos colegas. “Boatos de última hora não mudarão nosso foco. A mentira é a arma dos fracos”, completou.

Já na semana anterior, a senadora, carregando uma bandeja de doces, também fez provocações aos concorrentes.

Com estratégias mais discretas, Fernando Bezerra Coelho e Antonio Anastasia apostam em conversas reservadas com colegas. Bezerra disputa com Kátia Abreu o apoio do próprio partido, o MDB, e dos governistas, enquanto a senadora tem a simpatia de parte da oposição. Já Anastasia tem como cabo eleitoral o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além de bancadas grandes da Casa, como PSD e Podemos.

Sabatinas

Os três candidatos passarão por sabatinas na Comissão de Assuntos Econômicos, na manhã desta terça (14) e terão seus nomes votados pelo colegiado. Mesmo se algum deles não for aprovado, deve ser incluído na votação do plenário, prevista para a sessão das 16h. Vence quem, nesta etapa, obtiver mais votos entre os 81 senadores.

TCU

O Tribunal de Contas da União é um órgão de controle externo do governo federal e auxilia o Congresso na função de acompanhar a execução do Orçamento do país.

Dos nove ministros do TCU, três são indicados pelo Senado, três pela Câmara e três pelo Poder Executivo. Das vagas reservadas ao Executivo, uma é destinada para membros do Ministério Público que atuam junto ao TCU e uma é para auditores de carreira do tribunal. A terceira vaga é de livre indicação do presidente da República.


O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!