CÂMARA DOS DEPUTADOS

Enfermeiros protestam em Brasília por votação de piso salarial

Projeto que estabelece mínimo para a categoria deve ser votado hoje pela Câmara dos Deputados

Por Levy Guimararães
Publicado em 04 de maio de 2022 | 17:06
 
 
 
normal

Manifestantes da área de enfermagem estão na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (4), para pedir a aprovação do projeto que estabelece um piso nacional para a categoria.

Desde cedo, profissionais e líderes de associações e confederações do setor estão pelos corredores da Casa, abordando e conversando com parlamentares que passam. Do lado de fora, um carro de som com discursos a favor do projeto mobiliza os presentes.

Na manhã desta quarta, deputados promoveram, no plenário, uma sessão solene em homenagem à semana brasileira da enfermagem. Na presença de centenas de enfermeiros, a relatora do projeto, deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), fez um discurso em defesa da matéria.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pautou o projeto para o dia de hoje. O texto define o valor de R$ 4.750 como piso salarial de enfermeiros, para as redes pública e privada. 

Técnicos de enfermagem terão como piso o equivalente a 70% do valor para os enfermeiros, e as parteiras, 50%.

O projeto prevê ainda que seja feita atualização monetária anual dos pisos com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), usado como referência para o cálculo anual da inflação. 

Além disso, eventuais salários superiores ao piso inicial proposto serão mantidos sem levar em consideração a carga horária que o profissional tenha sido contratado.

A proposta já foi aprovada pelo Senado, mas como o texto atual conta com alterações, terá que voltar para os senadores caso seja aprovado pela Câmara.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!