Deputados e senadores que compõem a Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional aprovaram, nesta terça-feira (21), o texto base do Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2022, ou PLN 19/2021
O relatório é de autoria do deputado Hugo Leal (PSD-RJ). Para desfazer impasse entre os congressistas, o deputado fez ajustes ao texto do Orçamento, como a inclusão de agentes comunitários de saúde entre as categorias que vão receber reajuste salarial.
Assim, o deputado driblou a crítica da oposição e manteve a exigência do presidente Jair Bolsonaro (PL) de atender à demanda das forças de segurança, categoria que concentra significativa base de apoio ao governo.
Além disso, Leal fez uma pequena redução do fundo eleitoral, que estava previsto para alcançar R$ 5,1 bilhões. Com o novo texto, o fundo poderá custar aos cofres públicos até R$ 4,9 bilhões, valor suficiente para apaziguar os ânimos no Congresso.
O PLN agora segue para votação definitiva no plenário da Câmara dos Deputados e, depois, no do Senado Federal. Essas votações estavam previstas para começar no início da tarde desta terça-feira, mas os congressistas não entraram em acordo pela manhã e, portanto, adiaram a sessão na comissão.
O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes