Investigação

Paulo Guedes pode entrar na lista de indiciados da CPI da Covid

Renan Calheiros informou que concorda em incluir o nome do ministro da Economia, mas que vai prevalecer a decisão da maioria da comissão

Por Lucyenne Landim
Publicado em 19 de outubro de 2021 | 11:33
 
 
 
normal

O ministro da Economia, Paulo Guedes, pode entrar na lista de pedidos de indiciamento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. A versão prévia do relatório do senador Renan Calheiros (MDB-AL) entregue aos senadores não traz o nome do ministro. 

A inclusão de Guedes no documento foi inicialmente defendida pelo vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Na manhã desta terça-feira (19), Renan disse que concorda com o pedido, mas só vai acatar se essa for a vontade da maioria da comissão.

“Concordo com a inclusão do ministro Paulo Guedes. Mas como disse ao senador Randolfe, para tanto nós precisamos ter a maioria", disse.

"O ministro Paulo Guedes interrompeu o pagamento do auxílio, do ponto de vista da Fazenda, ele dificultou o enfrentamento da Pandemia em várias oportunidades, depois quando voltou com o auxílio emergencial, ele voltou pagando apenas a metade do que se pagava. E é óbvio que isso tudo agravou a fome, o desemprego. Essa circunstância nós estamos voltando a viver no Brasil", completou Renan.

A versão prévia do relatório da CPI sugere ao Ministério Público o indiciamento de 70 pessoas e das empresas VTCLog e Precisa Medicamentos. O presidente da República Jair Bolsonaro é citado 79 vezes no documento e responsabilizado, entre outros crimes, por homicídio qualificado.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!